Mostra de Abertura do 5º PirenópolisDoc apresenta “Othelo, o Grande”

A Mostra de Abertura do 5º Festival PirenópolisDoc será no dia 30 de janeiro, a partir das 19h, no Cine Pireneus, em Pirenópolis. A grande estreia desta edição será coroada com a exibição de “Othelo, o Grande”, do diretor Lucas H. Rossi dos Santos. Após este evento, a programação de mostras competitivas e atividades formativas seguirá entre 31 de janeiro e o dia 4 de fevereiro. O acesso ao festival é gratuito.

O filme “Othelo, o Grande” é um documentário sobre Sebastião Bernardes de Souza Prata, o Grande Othelo, um dos maiores atores e comediantes do Brasil. Negro, órfão e neto de escravos, Othelo escapou da pobreza para forjar uma carreira que rompeu todas as barreiras imagináveis para um ator negro na primeira metade do século XX, trabalhando com cineastas como Orson Welles, Joaquim Pedro de Andrade, Werner Herzog, Julio Bressane e Nelson Pereira dos Santos, entre tantos outros. Othelo usou esse espaço para moldar sua própria narrativa e discutir o racismo institucional que o assombrou por oito décadas, duas ditaduras e mais de uma centena de filmes.

“Fazer um filme sobre Grande Othelo é, para mim, um movimento ancestral, visto que todos nós negros que trabalhamos com arte no Brasil”, afirma o diretor do filme. Segundo Santos, a linguagem do filme tem como foco a abordagem de Sebastião, o Grande Othelo, por ele mesmo, em primeira pessoa. “Esse filme tem objetivo de humanizar, desconstruir e desmistificar, com humor típico de Grande Othelo, a história deste negro, ator e umbandista.”

O diretor Lucas H. Rossi dos Santos é um realizador negro, radicado no Rio de Janeiro. Ao longo de sua carreira, além da obra sobre Grande Othelo, produziu longas-metragens como “Kabadio”, “Canastra Suja”, “A Morte Habita à Noite”, e os curtas-metragens premiados “Ao final da conversa, eles se despedem com um abraço”, “Repulsa” e “Auto Falo”.

Serviço

Mostra de Abertura do 5º PirenópolisDoc
Dia: 30 de janeiro
Local: Cine Pireneus, em Pirenópolis (GO)
Horário: 19h
Classificação: livre

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Cachorro de Anitta é resgatado pelos bombeiros: Emocionante história de conexão e resgate

Cachorro de Anitta é resgatado pelos bombeiros: “Embaixo da casa”

Anitta relatou que Charlie, seu cachorro, sumiu na noite de Natal e descobriu que ele estava sob a sua mansão, localizada no Rio de Janeiro. A cantora se emocionou ao contar que encontrou o seu cachorro Charlie, que sumiu durante a noite de Natal. A poderosa detalhou que ouviu um latido parecido com o de Charlie durante a madrugada, mas foi desacreditada de que era de seu pet e foi dormir. Já de manhã, depois de horas procurando o mascote, um primo de Anitta relatou que ouviu o chamado do cão, mas não sabia de onde vinha.

Foi, nesse momento, que ela percebeu que o som vinha do chão. “Meu cachorro cavou um buraco para embaixo da casa, provavelmente com medo dos fogos, e não conseguiu mais sair”, declarou, explicando que ligou para o Corpo de Bombeiros para buscar ajuda. A cantora explicou que buscou ajuda espiritual para que o animalzinho fosse resgatado e a sua cartomante explicou que ela precisaria se conectar com o cachorro. Por conta das horas que passou no buraco, ela declarou que o animal não tinha forças para caminhar.

“A única forma de ele sair dali era ele mesmo encontrar um caminho de alguma forma para um lugar em que o bombeiro pudesse alcançar ele, porque existia um limite onde só quem cabia ali era o cachorro”, contou. A forma que Anitta encontrou para ajudar Charlie a sair do buraco foi meditação, para se conectar com ele, e a utilização de incensos e uma música para se acalmar. Ela foi colocando o cheiro para guiar o animal, mentalizando o caminho que ele precisava seguir e conseguiu levar o mascote ao caminho certo.

Quando abraçou seu pet, a cantora começou a chorar. Anitta surpreendeu os fãs nesta terça-feira e posou de vestido verde e brilhante. Ela e o cachorro Galgo Italiano, Plínio, celebraram o Natal junto da família. É importante destacar que, ao se deparar com a situação de seu cachorro preso embaixo da casa, Anitta não mediu esforços para garantir a segurança e o resgate do seu amado pet. O caso serviu para mostrar a importância da conexão entre humanos e animais, e a dedicação da cantora em garantir o bem-estar de seus companheiros de quatro patas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp