A DE – Mostra de Cinema Documental chega em São Luís com sessões gratuitas e debates sobre memória e territórios. O evento está marcado para acontecer entre os dias 21 e 24 de maio, oferecendo uma programação focada em produções documentais brasileiras. Com o lema “Territórios Imaginários”, a Mostra reúne filmes que exploram diferentes formas de contar memórias, imaginar mundos e estabelecer conexões entre realizadores e o público.
A programação da MIRA acontecerá em locais como o Casarão SESI, Sesc Deodoro e o espaço cultural CHÃOSLZ, todos com entrada franca. A ideia por trás da Mostra, idealizada pela Bicho D’Água Filmes e pela Cia Chão de Cozinha, com curadoria de Cadu Marques, Edileuza Penha e Pablo Monteiro, é proporcionar uma experiência cinematográfica que possa contribuir para a transformação social e a escuta coletiva. Além das exibições de filmes, o evento também terá oficinas, masterclasses, mesas de debate e bate-papos com convidados.
Durante os quatro dias de Mostra, o público terá a oportunidade de assistir a oito sessões de filmes, incluindo sessões especiais para crianças. Também estão programadas quatro oficinas, duas masterclasses e duas mesas de debate, com o intuito de promover a troca de saberes entre realizadores, pesquisadores, educadores e espectadores. Todas as atividades do evento serão acessíveis, contando com interpretação em Libras e legendas para surdos e ensurdecidos.
Na primeira edição da DE, será feita uma homenagem a Edileuza Penha, professora, documentarista e pesquisadora, diretora do premiado “Filhas de Lavadeiras” e idealizadora da Mostra de Cinema Negro Adélia Sampaio. Outro destaque da programação será a presença do fotógrafo e arte-educador baiano Lázaro Roberto, conhecido como Lente Negra e cofundador do Zumví Arquivo Fotográfico, que apresentará registros sobre religiosidade e resistência afro-brasileira na 35ª Bienal de São Paulo.
A DE promete ser uma oportunidade única para o público de São Luís mergulhar no universo do cinema documental brasileiro, oferecendo uma experiência enriquecedora de reflexão, debate e aprendizado. Com uma programação diversificada e acessível, a Mostra busca não apenas entreter, mas também provocar reflexões e diálogos importantes sobre a sociedade e a cultura brasileira. Não perca a chance de participar desse evento imperdível e enriquecedor!