Press "Enter" to skip to content

Motociclista morre após bater contra traseira de caminhão em Aparecida

Um motociclista morreu após bater contra a traseira de um caminhão, na manhã desta quinta-feira, 16. O acidente ocorreu na Rua Tito Lívio, na Vila Romana, em Aparecida de Goiânia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, porém Marcos Antônio da Silva, que possuía 50 anos de idade, faleceu no local.

Imagens da câmera de segurança registraram o exato momento em que Marcos Antônio bateu na traseira do caminhão que estava estacionado no acostamento da rua, a pista do acidente estava úmida após uma madrugada de chuva. O Samu e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) ainda chegaram a ser acionados, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.

A pista onde ocorreu o acidente foi parcialmente interditada e o Instituo Médico Legal (IML) de Aparecida de Goiânia foi acionado para constatar o óbito e remover o corpo da vítima do local.

Prevenção para motociclistas em dias chuvosos

A primeira medida preventiva que os motociclistas devem adotar enquanto pilotam durante a chuva é reduzir drasticamente a velocidade. Caso seja uma tempestade, o necessário é que pare e estacione em algum, e espere que a chuva passe. 

Sempre que possível usar uma capa de chuva. As recomendadas são as de tecido sintético, pois são mais leves e ocupam menos espaço. Também é recomendável que compre uma maior, pois assim não molha totalmente a roupa ou uniforme. O mesmo vale para botas e polainas.

É comum que a viseira do capacete fique embaçada em dias chuvosos. Para não perder a visibilidade, aplique um produto anti embaçante no visor com a ajuda de uma flanela.

Durante os dias chuvosos, a água da chuva se mistura com a sujeira das ruas e deixa o asfalto escorregadio. O bom estado dos pneus é crucial para evitar a aquaplanagem. Sendo assim, sempre que você for pilotar moto na chuva, verifique o desgaste dos pneus pelos indicadores do próprio artefato.

É preciso ter uma postura mais cautelosa ao pilotar moto na chuva. Todas as manobras, como acelerar, frear e ultrapassar, devem ser feitas com mais cuidado do que o normal, caso esteja intensa, nem tente fazê-las . Os faróis devem estar acesos em todos os momentos para melhorar a visibilidade. Além disso, evite fazer movimentos bruscos, já que o piso está menos aderente.

Uma boa dica para evitar derrapagens é trafegar pelas faixas centrais de avenidas e ruas mais largas. Geralmente, elas ficam mais limpas e com menos água, devido à pavimentação urbana que projeta detritos para as laterais das vias.

As motos não devem enfrentar alagamentos, poças e enchentes. Afinal, pode ter um buraco escondido ou um bueiro aberto, representando um grande perigo ao veículo e ao condutor. A água pode entrar no motor e causar uma pane na moto, te deixando a pé, ou ocorre uma tragédia.