MotoGP confirma etapa em Goiânia para março de 2026

LG9_7371

O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna será palco de um dos maiores eventos do motociclismo mundial: a MotoGP. O Governo de Goiás anunciou, nesta quinta-feira, 24, que a capital goiana sediará uma etapa da temporada 2026 entre os dias 20 e 22 de março. A realização do evento marca o retorno da competição ao estado após 37 anos — a última corrida ocorreu em 1989.

O governador Ronaldo Caiado celebrou o anúncio e destacou a importância da conquista. “Goiás será o único local da América Latina a receber uma etapa da MotoGP. Em março, vamos receber milhares de apaixonados pelo motociclismo”, afirmou. Ele também tem acompanhado de perto as obras de adequação do autódromo para garantir que a estrutura esteja à altura do evento.

Obras e modernização

Desde janeiro deste ano, o Autódromo de Goiânia passa por uma série de melhorias estruturais. As obras incluem a reforma das áreas de escape, instalação de novas muretas de contenção, guardrails, barreiras de pneus, substituição completa do asfalto e alargamento da reta principal. Também estão sendo feitas ampliações nas caixas de brita para reforçar a segurança dos pilotos.

As intervenções abrangem ainda a modernização dos boxes, camarotes, prédio administrativo, torre de controle e centro médico. De acordo com o arquiteto Carlos Wieck, da Motor Sport, responsável pelo projeto, os materiais utilizados foram escolhidos para garantir maior durabilidade. “Já frisamos toda a pista para aplicação do novo pavimento e concluímos a terraplanagem das caixas de brita”, detalhou.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, confirmou que o autódromo será homologado pelas principais entidades do automobilismo e motociclismo mundial — a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). “Com isso, Goiânia estará apta a receber qualquer competição internacional de motos e carros”, explicou.

Para o gerente do autódromo, Roberto Boettcher, a realização da etapa é um marco histórico. “Estamos ganhando um novo autódromo. Está sendo feito o melhor, com padrão internacional. Será um dos melhores do mundo”, afirmou.

Impacto econômico

Um levantamento do Instituto Mauro Borges (IMB) aponta que a etapa da MotoGP em Goiânia deve movimentar cerca de R$ 1 bilhão na economia do estado. A expectativa é de que o evento gere pelo menos 4 mil empregos diretos e indiretos, além de aquecer o setor do turismo, especialmente em áreas como transporte, hotelaria, alimentação, publicidade e audiovisual.

A previsão é de que mais de 150 mil pessoas passem pelo evento durante os três dias, sendo 12% do público vindo do exterior e 32% de outros estados brasileiros. A movimentação promete colocar Goiânia no radar do esporte a motor mundial e consolidar o autódromo como um dos principais do país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp