Motorista de caminhão desgovernado que provocou 18 acidentes e derrubou garrafas de cerveja no PR é condenado e solto no mesmo dia; entenda
Nilson Pedro dos Santos respondeu por 16 tentativas de homicídio qualificado e por dirigir drogado e alcoolizado, mas foi condenado por lesões corporais e pelos crimes de trânsito.
Caminhão cruza Curitiba batendo sequencialmente em vários veículos
O caminhoneiro paranaense Nilson Pedro dos Santos, de 37 anos, foi condenado e solto no mesmo dia. O julgamento dele aconteceu nesta segunda-feira (19) e definiu a sentença em dois anos, três meses e 10 dias de prisão. No entanto, como ele já estava preso há dois anos e quatro meses, teve o alvará de soltura expedido logo após o julgamento.
O motorista profissional era acusado de provocar acidentes com 18 veículos em situações diferentes e derrubar uma carga de garrafas de cerveja na BR-376.
De acordo com o Ministério Público (MP), as situações aconteceram em janeiro de 2023 no trajeto entre Ponta Grossa, cidade dos Campos Gerais do Paraná, até Curitiba – uma viagem de pouco mais de 100 km. Imagens de câmeras de segurança e vídeos gravados por testemunhas registraram algumas das ocorrências. Assista acima e relembre detalhes mais abaixo.
Nilson respondia por 16 tentativas de homicídio qualificado (por perigo comum), por conduzir veículo drogado e alcoolizado, e por trafegar em alta velocidade onde há grande movimentação de pessoas, gerando perigo de dano.
Ele foi condenado pelos crimes de trânsito, mas, no caso das tentativas de homicídio, foi absolvido de duas acusações e teve as outras 14 desclassificadas para lesão corporal.
“Ficou provado no julgamento que não houve a intenção de matar. A sentença foi justa à realidade dos fatos. Temos a certeza que a justiça foi feita pela sociedade representada pelos conselho de sentença”, afirma o advogado Tiago Rezende, que atuou na defesa dele.
O Tribunal do Júri começou no início da tarde de segunda (19) e terminou por volta das 4h da madrugada desta terça (20). Às 4h30 a Justiça expediu o alvará de soltura do homem, que deve ser liberado ao longo desta terça.