Motorista é denunciado por atropelar e matar vereador que fazia viagem a pé por 200 km para pagar promessa
Geraldo Neto Almeida tinha 45 anos e cumpria o primeiro mandato. Caso seja condenado por homicídio doloso, o motorista poderá receber uma pena de 12 a 30 anos de reclusão.
1 de 2 Vereador minutos antes de ser atingido por carro na BR-060, em Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Vereador minutos antes de ser atingido por carro na BR-060, em Goiás — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O motorista que atropelou e matou o vereador Geraldo Neto Almeida (PDT), foi denunciado por homicídio doloso pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). A vítima exercia o seu primeiro mandato na Câmara de Rio Verde, quando foi atropelada enquanto percorria por 200 km a pé com destino a Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, para pagar uma promessa.
A denúncia ocorreu por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Guapó, na quarta-feira (19). Segundo o MPGO, o homem conduzia o carro na BR-060 no início da manhã do dia 6 de julho de 2024, com a capacidade motora alterada por conta de ter ingerido um medicamento para dormir na noite anterior. Em torno das 7h15, ele desviou da faixa de circulação e começou a trafegar pelo acostamento, quando atropelou Geraldo, que caminhava pela via.
Conforme a investigação do caso, o homem saiu do local sem prestar socorro à vítima ou acionar as autoridades competentes, mas depois se apresentou na delegacia de Guapó. No dia, o vereador chegou a ser socorrido, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. De acordo com o órgão, caso seja condenado, o motorista poderá receber uma pena de 12 a 30 anos de reclusão.
Como o nome do denunciado não foi divulgado pelo Ministério Público, o DE não localizou a defesa dele para se posicionar até a última atualização desta reportagem.
LEIA TAMBÉM:
ENTENDA: Vereador morre atropelado quando ia para a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade
VÍDEO: Vereador gravou vídeo minutos antes de morrer ao ser atingido em rodovia durante romaria para Trindade
PROMESSA: Vereador que morreu após ser atropelado durante romaria pagava promessa
RELEMBRE O CASO
Vereador postou vídeos minutos antes de ser atingido na BR-060, em Goiás
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a vítima caminhava acompanhada de dois amigos, para participar da festa religiosa Romaria em Louvor ao Divino Pai Eterno. Eles seguiam a pé pelo acostamento, com colete de sinalização.
O percurso total de Rio Verde a Trindade é de 200 km e o acidente aconteceu a menos de 50 km do destino. A assessoria do político explicou que a caminhada era um agradecimento por ele ter sido eleito.
No dia do ocorrido, o vereador chegou a postar um vídeo nas redes sociais minutos antes de morrer. “Obrigado por colocar a gente nas orações de vocês. Fácil não está. É muito difícil, mas o Divino Pai Eterno está esperando a gente lá”, disse Geraldo.
SOBRE GERALDO NETO
2 de 2 Vereador por Rio Verde Geraldo Neto do Povo — Foto: Reprodução / Redes sociais
Conhecido como Geraldo Neto do Povo, o parlamentar tinha 45 anos e deixou dois filhos. Segundo informado pela Câmara Municipal, ele dedicou anos de serviço à comunidade e colaborou para a execução de projetos relevantes.
Em sua carreira política, ele concorreu ao cargo de vereador nas eleições de 2008, 2012 e 2016, sendo eleito suplente duas vezes. Em 2020, Geraldo foi eleito pela primeira vez.
> “Carismático, atencioso com a população e querido pelos colegas da Casa, Geraldo foi representante do Bairro Promissão e adjacências e sempre trouxe requerimentos e projetos pensando no desenvolvimento da região e de toda Rio Verde”, disse a Câmara, na época do acidente.