Motorista morre após caminhão perder o freio e tombar em Aparecida de Goiânia

Um caminhoneiro, de 54 anos, morreu após o caminhão que ele dirigia perder o freio e tombar nesta segunda-feira, 20, no Jardim Maria Inês, em Aparecida de Goiânia. O veículo estava carregado com cimento, sendo que o material ficou espalhado por todo o asfalto. 

A vítima, conforme o Corpo de Bombeiros, precisou ser resgatada das ferragens. Ainda de acordo com a corporação, a tragédia poderia ter sido ainda maior se não fosse pela ação do próprio motorista, que mesmo sem freio, conseguiu manobrar o veículo que desceu de marcha ré por duas quadras, evitando que o caminhão atingisse casas. 

O veículo, inclusive, só parou no momento em que tombou, quando o motorista tentou fazer uma curva. O motorista, conforme a corporação, perdeu o controle da direção depois de tentar manobrar o caminhão para que o material que ele transportava fosse descarregado. 

Segundo a corporação, apenas a perícia feita pela polícia poderá concluir a velocidade que o caminhão alcançou durante o percurso e momentos antes de tombar, no final da via. 

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Bilhete de ônibus na capital paulista sobe para R$ 5 em janeiro

A prefeitura de São Paulo fechou em R$ 5,00 a tarifa básica dos ônibus da capital. O valor, que teve 13,6% de reajuste, passará a ser cobrado no dia 6 de janeiro.

O preço atualizado do bilhete seguirá para a Câmara Municipal dos Vereadores, conforme estabelece a legislação. Em nota, a prefeitura lembrou que todas as gratuidades existentes continuam mantidas, assim como a integração do passageiro em até quatro ônibus dentro de um período de três horas.

A gestão municipal já havia antecipado nesta quinta-feira, 26, mais cedo, que o preço da passagem deveria ficar entre R$ 5,00 e R$ 5,20. A definição ocorreu após reunião de representantes da prefeitura e da São Paulo Transporte (SPTrans).

Em conferência pública que reuniu membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), transmitida pela internet, durante a manhã, a superintendente de Receita e Remuneração da SPTrans, Andréa Compri, afirmou que o aumento se justifica porque os valores praticados atualmente equivalem aos de 2019. Destacou ainda, em sua apresentação, junto a outros registros do sistema de transporte, que o custo para mantê-lo este ano foi de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Entre os argumentos usados pela SPTrans para convencer sobre a necessidade do reajuste, está a parcela de usuários beneficiados pela gratuidade. De 2019 a 2024, os pagantes equivalem sempre a, pelo menos, metade dos passageiros. Este ano, foram 50%, enquanto os passageiros que têm gratuidade formavam uma parcela de 28% e os de transferências ônibus-ônibus, sem acréscimo tarifário, respondiam por 22%.

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