Press "Enter" to skip to content

Motorista passa por “túnel de fogo” em rodovia no Pantanal

Última atualização 17/11/2023 | 10:28

O Pantanal vem sofrendo com a forte onda de calor que atingiu o país desde o último fim de semana. Um vídeo gravado pelo Instituto Homem Panteneiro (IHP) mostra um “túnel de fogo” na BR-262 no município de Corumbá (MS), durante um incêndio florestal. As imagens surpreenderam os internautas pela intensidade das chamas que “coloriu” o céu de vermelho.

Assista ao Vídeo

Apenas na última segunda-feira,13, as chamas teriam consumido 489.950 hectares do bioma em Mato Grosso do Sul e 456.725 hectares em Mato Grosso segundo o Laboratório de Aplicações de Satétites da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ). A região do vídeo está gravemente afetada pelo fogo de acordo com o IHP e ainda não foi possível fazer a contabilidade dos animais mortos.

Sobre o Bioma

Localizado no Centro-Oeste entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul o Pantanal é o menor bioma existente no Brasil. Considerado “Patrimônio Natural Mundial” e “Reserva da Biosfera” pela UNESCO, possui grande biodiversidade como as araras azuis, capivaras, lagartos e outros. O clima tropical continental predomina na região marcado por temperaturas elevadas. Durante o verão o tempo é quente e chuvoso enquanto o inverno permanece frio e seco. As principais Cidades no bioma são Corumbá (MS) , Aquidauana (MS) e Miranda (MS).