Motorista vai a júri popular por atropelar e matar motociclista em Joinville: VÍDEO flagra o crime

motorista-vai-a-juri-popular-por-atropelar-e-matar-motociclista-em-joinville3A-video-flagra-o-crime

Motorista acusado de perseguir, atropelar e matar motociclista após discussão em SC vai a júri popular; VÍDEO flagrou o crime

Imagens feitas por câmeras de monitoramento mostram o momento em que Henrique Brun Freire, 38 anos, é atingido em Joinville.

Motorista persegue, atropela e mata motociclista após discussão de trânsito em Joinville [https://s04.video.glbimg.com/x240/12341255.jpg]

Motorista persegue, atropela e mata motociclista após discussão de trânsito em Joinville

O motorista acusado de atropelar e matar Henrique Brun Freire após uma discussão de trânsito em Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina, no Norte do estado, vai a júri popular em 9 de setembro, confirmou o Tribunal de Justiça (TJSC). O condutor do carro fugiu sem prestar socorro e a vítima morreu no local.

O caso aconteceu em fevereiro de 2024. Um vídeo flagrou Freire, de 38 anos, sendo perseguido, atropelado e arremessado para fora da motocicleta (assista acima).

Segundo a Polícia Civil, Freire teria discutido no trânsito com o autor do crime, de 29 anos na época, momentos antes do atropelamento.

Os investigadores encontraram garrafas de cerveja dentro do carro. Nos dois anos anteriores à ocorrência, o motorista se envolveu em três brigas no trânsito, que evoluíram para crimes de lesão corporal, dano e ameaça, de acordo com a Polícia Civil.

Conforme o delegado Eduardo Defaveri, na época do crime, o condutor do carro fugiu sem prestar socorro e a vítima morreu no local.

A defesa de Henrique Pereira Bastos alegou, em nota, que o caso foi um acidente de trânsito, “sem qualquer intenção de provocar o trágico desfecho” (leia íntegra abaixo). O DE busca contato com a defesa da família da vítima.

A captura do motorista aconteceu após 19 horas de buscas por ele na cidade. Dentro da casa onde estava também foram encontradas drogas. Ele foi preso e responde por homicídio doloso (quando há intenção de matar).

Henrique Brun Freire foi atropelado e morto após uma discussão de trânsito em Joinville (SC) — Foto: Reprodução

O QUE DIZ A DEFESA DO RÉU

A defesa de Henrique Pereira Bastos vem a público esclarecer informações sobre o processo em que ele é acusado de envolvimento em acidente de trânsito com vítima fatal – Henrique Brun Freire –, ocorrido em Joinville no dia 07 de fevereiro de 2024. O julgamento está marcado para o próximo 09 de setembro de 2025, no Fórum da Comarca de Joinville.

Desde o início, a defesa reforçou o contexto dos fatos. O que houve foi um acidente de trânsito, sem qualquer intenção de provocar o trágico desfecho. Não se trata de homicídio qualificado, mas de uma fatalidade que, agora, será apreciada pelo Tribunal do Júri após presenciarem na totalidade, o percurso processual de forma íntegra e clara.

Henrique sempre colaborou com as autoridades, prestou todos os esclarecimentos necessários e manifesta profundo respeito à dor da família enlutada. Contudo, é fundamental separar emoção de direito, evitando que pressões externas ou interpretações equivocadas conduzam a um julgamento injusto.

As provas que serão apresentadas, demonstram que Henrique foi perseguido pela vítima por vários quilômetros nas ruas de Joinville após sair de seu trabalho, próximo às 23h. A defesa, arduamente buscou imagens de câmeras de segurança que não foram solicitadas pela Polícia Civil e, vai demonstrar em plenário, com toda a razão que cobre a verdade, que Henrique apenas tentou se proteger de ataques, ameaças e perseguição por parte de Henrique Brun Freire.

Estamos convictos de que, diante das provas, o Tribunal do Júri reconhecerá a ausência de dolo e confirmará que se tratou de um acidente, assegurando o respeito aos princípios constitucionais da ampla defesa e do devido processo legal.

Dra. Aparecida Jesus – Defesa de Henrique Pereira Bastos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp