Motoristas de aplicativo e taxistas podem receber auxílio-gasolina; veja como

Período chuvoso: motoristas precisam mudar os hábitos no trânsito durante, alerta SMM

Os senadores aprovaram nesta quinta (10) um projeto de lei que concede auxílio-gasolina de R$300 para os motoristas e motociclistas de transporte individual, taxistas e condutores ou pilotos de pequenas embarcações incluídos no Auxílio-Brasil. Ainda não há detalhes de como requerer o dinheiro nem quantos serão contemplados, mas o projeto de lei estabelece um teto de R$3 bilhões para custear a despesa. 

 

A medida é uma resposta ao terceiro reajuste de combustíveis neste ano anunciado pela Petrobras, que será aplicado a partir de amanhã, sexta (11). Os parlamentares também decidiram aplicar um sistema de estabilização de preços do diesel, gasolina e gás de cozinha e uma conta para esse financiamento. 

 

A ideia de limitar a variação de preços por faixa máxima e mínima é uma estratégia para fugir da atual vinculação às oscilações da cotação do petróleo, negociado em dólar. Com o novo sistema de banda de preços, quando o valor estiver abaixo do limite mínimo, a diferença fica acumulada  em uma conta federal. Esse montante começará ser utilizado quando o mercado estipular valores acima da faixa máxima, o que manterá o custo dos combustíveis mais estáveis ao consumidor.

 

A matéria ainda depende de aprovação da Câmara dos Deputados, mas a vigência ainda é uma dúvida. Alguns membros do Congresso Nacional ainda divergem sobre a aplicabilidade da medida antes das eleições por impedimentos legais, dessa forma, o auxílio-gasolina e a regulação dos preços valeria somente a partir de novembro.

 

No ano passado, os reajustes dos combustíveis provocaram uma reação do governo federal. O presidente Bolsonaro zerou o tributo federal que compõe o preço cobrado pela Petrobras e cobrou ações de governadores para baixar o ICMS integrante do cálculo. Nesta sexta, a gasolina e o diesel ficarão ainda mais caros com 18% e quase 25% de aumento, respectivamente.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Intervenção programada da Saneago afeta bairros em Goiânia neste sábado, 23

No sábado, 23, as equipes da Saneago realizarão uma intervenção programada para executar a segunda etapa da interligação de adutora de água tratada que liga o Bairro Vila Adélia ao Centro de Reservatório Atlântico, em Goiânia. Essa operação, que ocorrerá entre 4h e 17h, pode prejudicar o abastecimento de água em mais de 120 setores da cidade.
 
A intervenção afetará vários bairros de Goiânia, incluindo Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faicalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
 
Além disso, outros reservatórios também serão afetados, como o Reservatório Novo Horizonte Apoiado, o Reservatório Canadá Apoiado, o Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado, o Reservatório Jardim Lisboa Apoiado e Elevado, o Reservatório Santa Rita Apoiado e Elevado, e o Reservatório Orientville, entre outros.
 
O fornecimento de água será retomado de forma gradual assim que a intervenção for concluída, com previsão de normalização até a noite de domingo, 24 de novembro. Imóveis com caixa d’água não sentirão o desabastecimento, mas a Saneago pede a compreensão dos consumidores e o uso moderado da água tratada nas caixas d’água.
 
Bairros afetados por reservatório:
 
  • Reservatório Atlântico: Anhanguera, Conjunto Cachoeira Dourada, Conjunto Residencial Monte Carlo, Faiçalville, Jardim Ana Lucia, Jardim Atlântico, Jardim Europa, Jardim Florença, Jardim Planalto, Jardim Presidente, Jardim Sonia Maria, Jardim Tancredo Neves, Jardim Vila Boa, Loteamento Celina Park, Novo Horizonte, Parque Anhanguera I, Parque Anhanguera II, Parque Oeste Industrial, Prive Atlântico, Recreio Funcionários Públicos, Residencial Aquarius I, Residencial Aquarius II, Residencial Canadá, Residencial Eldorado, Residencial Flórida, Residencial Granville, Residencial Vereda Dos Buritis I, Residencial Vereda Dos Buritis II, Setor Rio Formoso, Setor Sudoeste, Setor Ulisses Guimarães, Setor União, Vila Alpes, Vila Alvorada, Vila Bela, Vila Luciana, Vila Mauá, Vila Rezende, Vila Rosa e Village Veneza.
  • Reservatório Novo Horizonte Apoiado: Vila Novo Horizonte.
  • Reservatório Canadá Apoiado: Residencial Canadá.
  • Reservatório Garavelo Apoiado e Elevado: Jardim Alphaville, Jardim Atlântico, Jardim Caravelas, Jardim Presidente, Jardins Madri, Orientville, Residencial Alphaville, Residencial Barcelona, Residencial Fidelis, Residencial Flamingo, Residencial Forteville Extensão, Residencial Forteville, Residencial Gardenia, Residencial Recanto das Emas, Residencial Rio Verde, Residencial Santa Fe, Residencial Sevilha, Residencial Tres Marias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos