Press "Enter" to skip to content

Movidos pela fé, romeiros saem de outros estados para festa em Trindade

Última atualização 16/06/2023 | 10:06

“Não tem experiência melhor do que essa, de orar e rezar junto ao Divino Pai Eterno”. É por esse motivo que o condutor de ambulância, Lucenildo José Galindo, faz a rota de Pernambuco para Trindade há 34 anos. Assim como ele, aproximadamente 3 milhões de pessoas de dentro e fora de Goiás devem comparecer aos dez dias de evento na Romaria do Divino Pai Eterno . A edição de 2022 foi a primeira presencial após dois anos de paralisação devido a covid-19.

Diversas agências de ônibus promovem excursões para levar os fiéis até Trindade. Um exemplo é a empresa Bruna Tur, que transporta passageiros de Santa Catarina para Goiás. O valor por pessoa é de R$ 1.750, podendo ser parcelado, com último pagamento até a data da viagem. Conforme o roteiro, o embarque acontece dia 29 de junho, partindo de Maravilha (SC), e chega em Trindade no dia 30 de junho.

O planejamento ainda prevê uma tarde livre para visita ao Santuário Basílica do Divino Pai terno e assistir à Missa e Programação da Romaria. O retorno é dia 02 de julho, com chegada no município catarinense no dia seguinte. Entretanto, existem outros meios para os fiéis de outros estados chegarem até a Romaria. Lucenildo afirma que às vezes avião é a opção escolhida, mas que ultimamente tem preferido outro tipo de transporte. “Desde 1989 nós vamos todos os anos, eu nunca deixo de ir e, atualmente, eu e minha família estamos indo de carro”, diz.

Tradição em família

Juntamente com a família, o pernambucano se programa um ano antes para garantir que estará presente na Romaria. “Geralmente vai a família toda, então precisamos de um planejamento com antecedência. Nós saímos de uma festa já nos programando para outra. Para ir todo mundo junto, eu, minha mulher e meus filhos sempre programamos as férias para dar certo”, diz.

A necessidade de participar durante tantos anos e religiosamente da festividade se deve a fé, segundo Lucenildo. “Para toda a minha família a Romaria significa fé no Divino Pai Eterno e todo ano, com a graça de Deus, nós estamos em Trindade”.