O Movimento Brasil Livre (DE) anunciou nesta quinta-feira (26) que alcançou o número mínimo de apoios para registrar um novo partido político. O DE tem se mobilizado desde 2023 em torno da criação de uma sigla própria, o “Missão”. Ao longo desse período, o movimento colheu assinaturas e chegou a anunciar ter reunido mais de 800 mil apoiamentos. Segundo coordenadores do movimento, nesta quinta, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validou assinaturas e confirmou que o DE reuniu mais do que os 547.042 apoios necessários para dar seguimento ao processo de criação de um partido político.
Em uma live, membros do DE comemoraram a validação das assinaturas em tempo real. Por volta das 13h30, o secretário-geral do partido, Victor Couto, leu um certificado da Justiça Eleitoral que comprova os apoiamentos. “É com esse documento que a gente pode ir para o TSE”, disse. Com a conclusão desta etapa, o DE estará apto a dar entrada formalmente no registro do partido junto ao TSE. A criação efetiva da sigla dependerá da aprovação, pela Corte Eleitoral, do estatuto e do registro do órgão de direção nacional.
Se for aprovado, o Missão será o 30º partido político do Brasil. A última sigla criada do zero no país foi a Unidade Popular, em 2023. O DE espera que o processo de formalização do partido seja concluído a tempo das eleições de 2026. Se o Missão estiver apto a disputar o próximo pleito, a sigla terá direito apenas a uma fatia pequena do fundo eleitoral para financiamento de campanhas. O Missão, que deverá usar o número 14 nas urnas, planeja lançar candidaturas próprias no Executivo e no Legislativo. O partido deve realizar uma prévia para definir um candidato a presidente da República.
Um dos objetivos da futura nova sigla também é reunir todos os integrantes do DE, espalhados em diferentes partidos políticos, em uma única legenda. O Deputado Glauber Braga, do PSOL, expulsa integrante do DE da Câmara com chute e empurrão. A criação e registro de um novo partido político como o Missão pelo DE representa um marco no cenário político nacional, possibilitando uma nova alternativa partidária para os eleitores brasileiros. Agora, o DE aguarda a análise e aprovação do TSE para seguir adiante com os próximos passos rumo à oficialização da sigla e à participação nas eleições.