Press "Enter" to skip to content

MP afirma que PCC atua em 21 municípios de Goiás

Última atualização 11/05/2023 | 12:56

Nesta quinta-feira, 11, o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) deflagrou a Operação Sintonia Goiás, que investiga a maior facção criminosa da América Latina. A ação teve intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), e apontou que o Primeiro Comando da Capital (PCC) está presente em 21 municípios goianos.

A presença do PCC no estado de Goiás

A Operação Sintonia Goiás faz parte de uma articulação de outros 12 estados. A organização é do Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), do Ministério Público Federal (MPF). O alvo é o PCC, presente em todos os estados do Brasil e em pelo menos outros 20 países. Portanto, a maior facção criminosa da América Latina.

Os investigadores identificaram membros do PCC nas seguintes cidades de Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Guapó, Catalão, Três Ranchos, Itumbiara, Panamá, Morrinhos, Caldas Novas, Jataí, Mineiros, Planaltina de Goiás, Formosa, Novo Gama, Uruaçu, Mara Rosa, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Quirinópolis, Edeia e Jaraguá.

A operação cumpriu 56 dos 70 mandados de prisão preventiva, sendo que 34 foram contra integrantes já presos em unidades prisionais do estado. Ainda, os policiais cumpriram 38 mandados de busca e apreensão. Efetuou-se três prisões em flagrante, apreensão de drogas, armas, aparelhos celulares e documentos com conteúdo ilícito.

Entre os delitos do PCC, destacam-se participação em homicídios, confrontos policiais, tráfico de drogas e organização criminosa.