Nesta sexta-feira, 19, durante reunião entre representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e das Secretarias Estaduais (SES) e Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, foram definidos os termos para que seja feita a divulgação da lista de espera dos leitos Covid do Sistema Único de Saúde (SUS) em unidade de terapia intensiva (UTI) e em enfermaria. A lista seria detalhada por município.
Conforme definido, na próxima quarta-feira, 24, as áreas de Tecnologia da Informação da SES e da SMS de Goiânia apresentarão ao MP-GO o sistema informatizado de forma detalhada. O conteúdo, que ficará hospedado no site do MP, deve apresentar, de forma clara e informativa, os dados referentes ao número de solicitações que chegam ao Complexo Regulador Estadual por leitos em UTI e de enfermaria no Estado de Goiás em Goiânia. Nessa reunião também será apresentado um piloto da proposta que, após ser aprovada, será colocada no ar para a população.
Conforme a subsecretária estadual de Saúde, Luciana Vieira, a demanda não será difícil de atender, já que os dados já estão disponíveis pela secretaria. Ela acrescentou que falta apenas a adequação do arquivo por município, o que será realizado até a próxima semana.
O superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES, Sandro Rodrigues, complementou que estava aguardando o balizamento dos dados com a Prefeitura de Goiânia para não ficar diferente dos outros municípios.
Transparência
Para o promotor de Justiça Marcus Antônio Ferreira Alves, “as pessoas precisam saber claramente esse dado. É importante que a população compreenda a real situação da rede de saúde”, declarou.