MP denuncia quatro pessoas por roubo no Carrefour de Anápolis

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou Lucas Gonçalves dos Santos, Natan Bruno Santos Ribeiro, Davyson Araújo Pacheco e Genes Alves da Cruz por roubo qualificado, devido ter sido feito por mais de duas pessoas, foram mantidas vítimas em seu poder e houve uso de violência ou ameaça com emprego de arma de fogo.

Os três primeiros também foram indiciados por dano qualificado, por ter sido cometido com violência à pessoa ou grave ameaça. O quarteto roubou  um supermercado em Anápolis e danificaram um aparelho joystick e duas câmeras de monitoramento.

Crime

O promotor de Justiça Eliseu da Silva Belo, autor da denúncia, informou que, conforme os  dados do inquérito policial, no dia 26 de janeiro deste ano, por volta das 21 horas, os quatro investigados, acompanhados de uma mulher não identificada, entraram normalmente, como se fossem clientes, na loja Carrefour, no Brasil Park Shopping, ficaram escondidos atrás de uns freezers, enquanto a mulher os deixou.

Horas depois, na madrugada do dia 27 de janeiro, quando a maioria dos funcionários tinha ido embora, Lucas Gonçalves, Natan Bruno e Davyson Araújo foram até o estoque das mercadorias, momento em que abordaram três vítimas, um vigilante e dois funcionários da limpeza, utilizando de violência, aplicando-lhes coronhadas, e com grave ameaça exercida com o emprego ostensivo de um revólver e uma pistola, além de um alicate e uma chave de fenda. Em seguida, roubaram 130 celulares, 6 malas e 2 mochilas da loja. Neste período, Genes Alves os esperava, do lado de fora, para a fuga, feita em um carro de terceiros.

Os quatro homens foram identificados e localizados, sendo que Lucas Gonçalves, Natan Bruno e Davyson Araújo confessaram o crime. Foi informado que Natan foi o mentor e que ele e Davyson possuem diversas passagens criminais no Distrito Federal, inclusive por outros roubos. 

Foto: Reprodução

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp