O Ministério Público do DF denunciou, nesta quarta-feira (22), João Paulo Rodrigues Pereira, suspeito de matar policial penal Henrique André Venturini. O crime aconteceu durante uma corrida de aplicativo no Riacho Fundo II, no Distrito Federal.
O denunciado tem 18 anos e foi acusado de latrocínio — roubo seguido de morte – e corrupção de dois menores envolvidos no crime. O MP também pede a indenização mínima de R$ 300 mil pela reparação civil pelos prejuízos materiais e extrapatrimoniais aos familiares dependentes da vítima.
Ao analisar as imagens de segurança, um dos menores se identificou fugindo da cena do crime. Segundo o MP, uma hora antes do crime, João Paulo cadastrou-se em uma plataforma de aplicativo utilizando nome falso e solicitou uma corrida. Ele e dois adolescentes de 15 anos entraram no carro de Henrique portando facas e um facão. No trajeto, os três criminosos anunciaram o assalto.
Em legítima defesa, Henrique sacou uma arma de fogo — que portava em decorrência da função de policial penal e tentou reagir. Durante a briga, o policial foi atingido por disparo da arma e não resistiu. Um dos adolescentes também foi ferido na mão. Após o crime, os três criminosos fugiram do local.
Essa ação criminosa foi registrada por câmeras de segurança da vizinhança, que flagraram a fuga dos envolvidos no caso. O MP do DF denunciou o suspeito e solicitou a indenização de R$ 300 mil pelo ato que resultou na morte do policial penal, além da corrupção de menores.
Leia mais notícias sobre a região no DE DF.