MP é acionado após pastor R. R. Soares afirmar que governo planeja taxar o PIX

O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) acionou o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra o pastor R. R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, após declarações feitas no programa Show da Fé, exibido pela TV Band. Durante a transmissão da última segunda-feira, 13, o pastor afirmou que o governo federal estaria promovendo uma campanha contra o PIX e que pretendia cobrar impostos sobre a ferramenta de pagamento.

“Está acontecendo uma campanha contra o PIX. Só porque a pessoa ajuda um parente, um amigo e é de graça, já querem cobrar imposto. Eles cobram imposto de tudo, até que um dia vão cobrar imposto da gente. É uma maldade que querem fazer”, disse o pastor em um contexto de desinformação, enquanto pedia doações aos fiéis.

As declarações foram feitas em meio a polêmicas recentes envolvendo a fiscalização de transações feitas por pessoas físicas via PIX, após uma norma que ampliava esse controle ter sido revogada devido a uma crise de comunicação. Cortez acusa R. R. Soares de disseminar fake news e causar desinformação pública.

De acordo com o documento enviado ao MP e obtido pela Folha de S.Paulo, o deputado argumenta que “conteúdos desinformativos, quando disseminados em larga escala na esfera pública do país, principalmente via programa de televisão, causam desordem informacional e prejudicam o acesso da população às informações verdadeiras”. Ele solicita que o órgão investigue o caso e tome as medidas cabíveis.

Em nota, a Band esclareceu que o Show da Fé é um programa independente e afirmou não ser responsável pelo conteúdo exibido. A produção do programa não respondeu às solicitações feitas pelo veículo de comunicação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp