MP GO abre inscrições para concurso público

Começa nesta quinta-feira (22), as inscrições para concurso público de promotor de Justiça substituto. O Ministério Público de Goiás (MP-GO) está fornecendo 40 vagas para cargo com salário inicial de R$ 28.884,20.  As inscrições vão até o dia 20 de setembro e devem ser feitas no site do MP.

Para concorrer o candidato deverá ser brasileiro, ter concluído o curso de direito em instituição de ensino oficial ou reconhecida, comprovar três anos no mínimo de atividade jurídica, entre outras exigências que constam no edital.

O concurso terá validade de dois anos, começando a contar a partir da data de homologação, prorrogável uma vez, pelo mesmo período. De 40 vagas, duas são reservadas a pessoas com deficiência e oito para negros.

Segundo o MP, a comissão de concurso divulgará as datas e os locais da aplicação das provas. O concurso será realizada com prova preambular, prova subjetiva, avaliação psicológica, provas orais de tribuna e avaliação de títulos. A prova da primeira fase subjetivas e orais terão caráter eliminatório.

O conteúdo da prova de primeira fase são as disciplinas de Direito Constitucional, Direito Penal e Processual Penal, Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, Direito Civil e Processual Civil, Direito Administrativo e Eleitoral, Direito Tributário e Ministério Público.

A taxa de inscrição é de R$ 262,00, devendo ser paga até o primeiro dia útil após a data de encerramento das inscrições.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp