MP-GO ouve moradores sobre revisão do Plano Diretor de Goiânia

MP-GO ouve moradores sobre revisão do Plano Diretor de Goiânia

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) participou na tarde desta quarta-feira (23) de uma reunião virtual com representantes de associações de bairros para tratar do andamento do Projeto de Lei Complementar nº23/2019 – Plano Diretor de Goiânia. Os moradores relataram que a definição das emedas que serão inseridas no projeto de lei não contou com a participação bem como há falta de transparência. Eles foram ouvidos pela promotora de Justiça Alice de Almeida Freire.

Durante a reunião, a promotora fez um histórico da atuação do MP-GO na fase inicial da elaboração do Plano Diretor, com recomendações para garantir a participação popular no resultado do trabalho a ser encaminhado a Câmara Municipal.

“A gestão deve ser participativa e democrática, pois o Plano Diretor é um pacto social, no qual não podem ser atendidos somente os interesses de alguns poucos grupos, mas de toda a comunidade”, explicou.

Em setembro de 2020, a Prefeitura da capital informou sobre o cumprimento de recomendações do MP-GO, para que fosse realizada, pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habilitação (Seplanh), parecer sobre a viabilidade técnica e financeira das emendas apresentada pela Câmara Municipal ao projeto de revisão do Plano Diretor da capital.

Preocupações dos moradores

De acordo com a presidente Associação dos Moradores do Setor Jaó e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Setor Jaó, Adriana Dourado, os moradores se preocupam com a definição de índice de adensamento e com falta de observação sobre a ausência de serviços de saneamento básico. O conselheiro da associação e do Conseg do Setor Jaó, Bruno Benfica, relatou que o esgoto do bairro tem sido despejado in natura nos mananciais que cortam o bairro.

Edmilson Moura, presidente da Associação Pró Setor Sul (Aprosul), afirmou que a entidade teve uma participação ativa na primeira fase de elaboração do Plano Diretor, mas que atualmente poucas informações sobre o andamento tem chegado. De acordo com ele, não existe um canal de diálogo entre as associações e representantes dos moradores e a Prefeitura de Goiânia.

Márcia Guerrante e Paulo Baiocchi, que também fazem parte da diretoria da Aprosul, falaram sobre a preocupação com a preservação das características originais do bairro, principalmente o traçado urbano, bem como a possibilidade de construção de arranha-céus na região.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Dia de Nossa Senhora Aparecida: Confira o que abre e fecha em Goiânia

O feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado em 12 de outubro, traz alterações nos horários de funcionamento de vários estabelecimentos e serviços em Goiânia. É importante estar informado sobre o que abre e o que fecha para evitar inconvenientes.

Shoppings

Durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, os shoppings de Goiânia mantêm horários especiais, mas em geral, permanecem abertos. No Goiânia Shopping, as lojas e a praça de alimentação e lazer funcionam das 10h às 22h e das 10h às 22h30, respectivamente.

No Aparecida Shopping, as lojas abrem das 10h às 22h, e a praça de alimentação e lazer das 11h às 22h. Já no Passeio das Águas Shopping, as lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h, e a praça de alimentação e lazer das 10h às 22h30.

Supermercados

Os supermercados em Goiânia geralmente mantêm seus horários normais durante o feriado. De acordo com a Associação Goiana de Supermercados (Agos), a maioria dos supermercados segue funcionando normalmente, embora alguns possam adotar horários de domingo, abrindo mais tarde, das 08h às 21h.

Repartições públicas

As unidades do Atende Fácil estarão fechadas neste sábado, 12, retornando o atendimento na segunda-feira, 14, das 7h às 19h. Já os atendimentos na saúde pública funcionarão em âmbito de emergência e urgência, com funcionamento 24 horas e classificação de prioridade para casos mais graves.

No lazer, os parques Zoológico e Mutirama irão funcionar normalmente, com atividades voltadas para a comemoração do Dia das Crianças. O Parque Mutirama funcionará das 10h às 16h e o Zoológico das 08h30 às 17h, com compra nas bilheterias até às 16h.

Os outros dois órgãos seguem em funcionamento normal, com volta na segunda-feira, 14.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos