“conseguiria fazer uns arrastões top na praia”
Dois promotores de Justiça de Direitos Humanos, do Ministério Público de São Paulo, entraram com uma ação civil contra o youtuber Júlio Cocielo. Eduardo Valério e Bruno Orsini Simonetti acusam o jovem de racismo por suas publicações feita pelo Twitter. Em uma delas ele fala sobre o jogador francês Mbappé: “conseguiria fazer uns arrastões top na praia”. Os promotores pedem que ele seja condenado a pagar R$ 7 milhões por danos coletivos.
“Trata-se de um jovem jogador negro, francês de ascendência camaronesa, de compleição física robusta e que mostrou, nos jogos da seleção francesa na Copa da Rússia, impressionantes velocidade e explosão, daí advindo, notória manifestação de racismo, a sua associação com os assaltantes (negros, na ótica do autor) que praticam crimes de roubo nas praias brasileiras, sobretudo fluminenses, sempre sob contínua e desabalada corrida”, diz um trecho da ação.
No processo também será avaliada a atitude que Júlio tomou quando apagou cerca de 50 mil tuítes antigos ao voltarem a circular pela internet. Durante esse período, o youtuber publicou em seu canal um vídeo pedindo desculpas por seus cometários.