O Ministério Público recomenda a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), que determine à empresas prestadoras de serviço de transporte coletivo de Goiânia, que mantenha a frota de ônibus suficiente durante o período de férias. Além disso, foi recomendado ainda que a CMTC ordene às empresas que não reduzam o quantitativo de viagens que operam entre terminais ou que transportam muitos passageiros, como as linhas 020, 014 e 003.
A CMTC tem papel de controlar e fiscalizar as empresas da RMTC. O Ministério público deu prazo de cinco dias ao órgão, contados a partir do recebimento do ofício de recomendação, para prestar informações sobre as medidas a serem adotadas. A decisão foi tomada porque muitas pessoas necessitam de ônibus para trabalhar, no mês de julho, considerado mês de ferias para Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).
Desde o dia 25 de junho, as empresas estão operando em planilha de férias e, por isso, reduziram a circulação da linha 020, segunda mais utilizada pelos usuários, em 8,09%. A linha 014, segunda mais usada no pico da manhã, também sofreu redução de 22,33%, e a linha 003, de 9,33%. Além disso, mais 100 outras linhas, que não fazem parte do trajeto das escolas, tiveram redução de viagens. Com isso, os usuários do transporte público estão esperando quase o dobro do tempo nos pontos de ônibus e nos terminais.