Press "Enter" to skip to content

Alto Paraíso deve adotar medidas para controlar aglomerações em feriados

Última atualização 30/09/2020 | 09:48

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) expediu, nesta terça-feira, 29, uma recomendação ao prefeito de Alto Paraíso de Goiás, Martinho Mendes da Silva, e à secretária municipal de Saúde, Maria Cleonice Rodrigues de Sousa. O objetivo é a adoção de medidas de prevenção e combate ao coronavírus nos municípios, sobretudo durante feriados.

No documento, o promotor de Justiça Márcio Vieira Villas Boas Teixeira de Carvalho indica uma série de medidas a serem adotadas pela administração municipal. A primeira é que seja elaborado um plano de contingência para as ações a serem desenvolvidas durante os feriados.

Também foi recomendado que sanções sejam aplicadas quando os protocolos de prevenção e combate ao coronavírus sejam descumpridos. Nesses casos, a polícia pode ser acionada. Outra providência indicada é que sejam implementadas equipes para fiscalizar o município (servidores da Vigilância Sanitária, agentes de posturas, entre outros), assegurando o cumprimento dos protocolos.

O promotor aponta ainda que devem ser implementadas barreiras sanitárias nos pontos de entrada do município, com a realização de ações direcionadas à orientação, educação e identificação dos casos suspeitos. Atendimentos na área da saúde também devem ser programados, principalmente para as situações decorrentes de notificações de casos oriundas das barreiras sanitárias. Além disso, ações e campanhas educativas devem ser intensificadas.