Press "Enter" to skip to content

MP recomenda que idosos sejam prioridade na fila de vacinação em Orizona

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) recomendou ao prefeito de Orizona, Felipe Antônio Dias, e ao secretário de Saúde do município, Renato Vieira da Cunha, a priorização da imunização de idosos, além de outras providências relacionadas à execução do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, incluindo a ordem da fila de vacina.

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Lucas César Costa Ferreira, orienta que os gestores deixem de vacinar os profissionais que não atuam efetivamente na linha de frente de combate à pandemia como grupo prioritário em detrimento de idosos residentes no município.

Dessa maneira, eles deverão dar preferência imediata à imunização da população idosa, observados os critérios e grupos etários estabelecidos na Nota Informativa 4/2021, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), de acordo com o número de doses encaminhadas ao município, sem prejuízo da retomada da vacinação de outros grupos prioritários informados nos Planos Nacional e Estadual.

Por fim, recomendou-se a não aplicação da segunda dose da imunização de pessoas indevidamente vacinadas, enquanto não vacinadas todos os idosos do município. Os gestores têm 24 horas para informar do acatamento ou não das medidas sugeridas, sendo advertidos que o cumprimento das ações será acompanhado pelo promotor e, em caso de violação injustificada, serão adotadas medidas judiciais cabíveis.