Press "Enter" to skip to content

MP recomenda retorno de medidas contra Covid-19 no Sudoeste goiano

Última atualização 20/06/2022 | 17:37

Para conter o novo avanço da Covid-19 nos municípios de Mineiros, Santa Rita do Araguaia e Portelândia, região Sudoeste de Goiás, o Ministério Público de Goiás (MP GO) recomendou a adoção de medidas sanitárias. Entre as orientações está o retorno do uso obrigatório da máscara de proteção facial, em locais fechados.

A medida deferida pelo promotor de Justiça, Henrique Golin, relata que três municípios registraram um surto de contágio da doença nas últimas semanas. Diante do cenário, o MP chegou a promover uma reunião técnica no início deste mês com todos os secretários de Saúde da comarca e médicos especialistas.

No encontro, de acordo com o promotor, houve um consenso sobre a necessidade estabelecer medidas de combate ao avanço da doença, como ocorreu no início do ano. Também foi analisado o impacto negativo que um novo surto pode causar nos serviços de saúde, “em especial nas áreas de cardiologia e de psiquiatria, devido às sequelas da doença em seu estágio atual, o que evidencia o perigo da demora e a urgência de providências sanitárias específicas.”

O promotor ressalta que as medidas recomendadas pelo órgão estão previstas no Protocolo de Biossegurança da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O texto do MP recomenda:

a) obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes com mais propensão para contágio, como hospitais e unidades de saúde, e em locais fechados com aglomeração e permanência prolongada de pessoas, especialmente escolas e grandes empresas;

b) ações educativas específicas destinadas à população, para advertir sobre o risco sanitário atual e orientar procedimentos para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e de gripe.