MPE investiga uso da máquina dos governos para favorecer reeleições

As suspeitas envolvem uso de servidores nas campanhas, da estrutura de governo para promover candidaturas e de carro oficial em carreata

O Ministério Público Eleitoral investiga denúncias de uso da máquina dos governos estaduais para favorecer a candidaturas à reeleição ou de aliados. Segundo dados obtidos pelo jornal O Globo, foram abertos “procedimentos preparatórios eleitorais” em Mato Grosso, Amazonas, Bahia, Goiás, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. As suspeitas envolvem uso de servidores nas campanhas, da estrutura de governo para promover candidaturas e de carro oficial em carreata.

Em Goiás, a Procuradoria Regional Eleitoral investiga a veiculação de fotos do governador José Eliton (PSDB) em postos de atendimento de serviços, o chamado Vapt-Vupt, usado para emissão de documentos, o que caracterizaria propaganda irregular em repartição pública. O MPE também investiga se há irregularidades na implantação, em período eleitoral, de um programa de meia-entrada em eventos culturais e se houve aumento na entrega de títulos de regularização fundiária.

No Amazonas, o governador Amazonino Mendes (PDT), que disputa o segundo turno teria sido beneficiado com o disparo de uma mensagem por celular convidando funcionários para um “encontro de amigos”. O convite, segundo a denúncia, foi feita pelo secretário-executivo da Secretaria de Produção Rural que, após o encontro, postou em sua rede social, que o grupo queria “a continuidade do trabalho que vem sendo feito no sistema pelo governador Amazonino Mendes de valorização dos profissionais do setor”.

As investigações na Bahia apuram se um programa social (Corra pro Abraço) do governador reeleito, Rui Costa (PT), configura propaganda irregular por ter nome similar ao slogan de campanha (Rui Correria). “A execução do aludido programa, sobretudo por envolver a distribuição gratuita de bens, pode configurar, caso realizado de forma abusiva, os ilícitos eleitorais previstos”, diz portaria assinada pelo procurador Ovídio Machado. Em Mato Grosso, é apurado se o presidente do Instituto de Terras do governo estadual, Demilson Nogueira, pediu votos para a reeleição de Pedro Taques (PSDB), já derrotado, em evento de entrega de títulos de regularização fundiária.

Ainda foram abertas investigações sobre o uso de carro oficial do governo de Roraima, de Suely Campos (PP), derrotada em primeiro turno; reajuste a professores no período eleitoral pelo governo do Piauí, de Wellington Dias (PT), reeleito; e uso de carro oficial em carreata do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), já derrotado.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos