Press "Enter" to skip to content

MPF denuncia Juquinha das Neves e mais 7 por fraudes na Norte-Sul

Última atualização 04/09/2017 | 08:34

Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) ofereceu denúncia contra o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, mais conhecido como Juquinha das Neves, por fraude em licitação e superfaturamento na construção de um trecho da Ferrovia Norte-Sul. Também foram denunciados outras sete pessoas por envolvimento nos crimes.

As irregularidades foram descobertas durante a Operação Tabela Periódica. De acordo com a denuncia, a Valec fez contratos com as em presas Constran, e com a SPA, para construção de um trecho de 105 km de ferrovia entre Santa Isabel e Uruaçu. O Ministério Público informou que os sobrepreços nos contratos e irregularidades entre o que foi pago e o que foi executado causaram prejuízos de mais de R$ 318 milhões.

Além de Juquinha das Neves, foram denunciados por fraude em licitação e sobrepreço os ex-diretores da Valec, Ulisses Assad e Luiz Carlos de Oliveira Machado e os diretores da Construtora Constran, Luis Sérgio Nogueira, Jorge Alberto Aun e José Roberto Bertoli. Os ex-diretores da SPA, Bruno Von Bentzeen Rodrigues e André Von Bentzeen Rodrigues, foram denunciados por superfaturamento e sobrepreço.

Além de condenação dos crimes, o MPF também pede que sejam devolvidos aos cofres públicos R$ 465 milhões, referentes aos prejuízos causados.

As informações são do G1 Goiás