O Ministério Público Federal denunciou TH Joias como o “braço político” do Comando Vermelho. O ex-deputado estadual Thiego Raimundo de Oliveira Santos, conhecido como TH Joias, está preso desde setembro sob acusação de ligação com a facção criminosa. As investigações apontam que o político fornecia bloqueadores de sinais para o tráfico derrubar os drones da polícia e vazava informações sigilosas sobre operações policiais.
Duas denúncias foram entregues à Justiça, uma pelo Ministério Público Federal ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e outra pelo Ministério Público do Estado do Rio no Tribunal de Justiça do Rio. A denúncia do MPF envolve 15 pessoas, acusadas de crimes como tráfico internacional, comércio ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas, contrabando de equipamentos anti-drone, corrupção ativa e passiva.
Entre os denunciados estão traficantes, ex-políticos, delegados da Polícia Federal, ex-policiais militares e outros envolvidos com o crime organizado. TH Joias é apontado como o braço político da organização criminosa, envolvido em esquemas de nomeações de cargos públicos e fornecimento de bloqueadores de sinal para drones da polícia.
O ex-deputado estabelecia conexões com membros do Comando Vermelho, especialmente com Luciano Martiniano de Souza, conhecido como Pezão, um dos chefes do tráfico no Complexo do Alemão. As denúncias apontam que TH Joias também negociava armas e drogas com a facção criminosa, além de vazar informações sigilosas e influenciar nomeações em associações de moradores e setores policiais.
A denúncia do Ministério Público do Estado do Rio acusa TH Joias e outros quatro indivíduos de associação para o tráfico de drogas no exercício de função pública e com emprego de arma de fogo. TH Joias é apontado como facilitador nas transações de drogas, armas e equipamentos anti-drones, além de favorecer a facção criminosa ao ocupar seu cargo político com indicações de membros da organização criminosa.
TH Joias, que também é ourives, é acusado de vender joias para traficantes do Comando Vermelho, alimentando a relação criminosa. As denúncias revelam a extensão das atividades ilegais do ex-deputado e suas conexões com o crime organizado, configurando um cenário complexo de corrupção e tráfico de drogas. As investigações mostram a importância de combater essas redes criminosas e responsabilizar os envolvidos por seus crimes perante a justiça.




