MPF pede inclusão de goiana na Interpol por participar de atos golpistas

Na última quarta-feira, 15, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu ao ministro Alexandre de Moraes (STF) a inclusão de investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 na lista de procurados pela Interpol. Com a decisão, o Ministério Público Federal (MPF) entrou com um pedido para a inclusão da goiana Rosana Maciel Gomes na lista vermelha da organização.

Rosana Maciel foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 13 anos e 6 meses por participar dos atos golpistas, em Brasília. A Procuradoria-Geral da República (PGR) apontou a participação da goiana na depredação de prédios públicos, sendo o ato comprovado por meio de fotos encontradas no celular que pertencia a ela.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes apontou que “a participação ativa da ré nas invasões e depredações fica comprovada pelas imagens extraídas do celular da acusada” e que ela tinha consciência que as manifestações buscavam “a quebra do Estado Democrático de Direito e golpe de estado, com intervenção militar, conforme amplo material de imagens constantes de seu celular”.

Rosana está foragida desde 8 de janeiro, quando parou de comparecer semanalmente na Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Goiânia. A ré havia saído da cadeia sob fiança, com obrigação a utilizar uma tornozeleira eletrônica. A suspeita é de que a goiana tenha fugido para o Uruguai e posteriormente para a Argentina, após retirar a tornozeleira sozinha.

Até o momento, o STF condenou 216 envolvidos no 8 de janeiro. Os condenados respondem por crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp