MPGO promove seminário e escuta social sobre câmeras em uniformes policiais

O Ministério Público de Goiás (MPGO) promove, no próximo dia 20 de outubro, um seminário e escuta social com o propósito de demonstrar experiências de estados que já implementaram câmeras em uniformes de policiais, como parte dos esforços para subsidiar discussões sobre a possível implantação desses dispositivos na segurança pública de Goiás.

Intitulado “Implantação de Câmeras de Monitoramento na Segurança Pública e Formas de Controle na Letalidade Policial”, o evento acontecerá no auditório do edifício-sede do MPGO, com transmissão online pelo Zoom. A programação está marcada para o período da manhã, das 8 às 12 horas (programação)

O seminário é uma iniciativa conjunta da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Institucionais, da Área Criminal do Centro de Apoio Operacional e da Escola Superior do MPGO (Esump). Destina-se a integrantes do MPGO, profissionais da segurança pública e a comunidade em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 19 (clique aqui)

Na programação, estão quatro exposições realizadas por representantes das forças de segurança de dois estados, Santa Catarina e São Paulo, onde câmeras em uniformes de policiais já são uma realidade. Essas apresentações abordarão a implantação e o impacto das câmeras corporais, bem como os desafios e soluções para o controle da letalidade policial.

Escuta social

Já no período da tarde, também no auditório do edifício-sede da instituição, entre as 14h30 e as 18 horas, acontece a escuta social. O acesso é aberto ao público, mas para participação, por meio escrito ou fala no evento, é necessária inscrição, de acordo com regras definidas em edital publicado pela Área de Atuação Criminal do Centro de Apoio Operacional (clique para acessar).

Para permitir a participação pública, órgãos públicos, pessoas jurídicas e representantes da sociedade civil que desejam fazer uso do direito de fala devem encaminhar o nome do participante e os subtemas relacionados ao objeto da escuta social para o e-mail [email protected]. As inscrições estarão abertas até as 19 horas do dia 17 de outubro, com um tempo máximo de fala de 6 minutos para as instituições.

Caso ainda reste tempo após a inscrição das instituições, os cidadãos presentes no evento poderão se inscrever para falar por até 3 minutos. O prazo de manifestações orais será encerrado às 17h30. Além disso, instituições e cidadãos têm a opção de se manifestar por escrito através do mesmo e-mail, observando a data-limite para o envio, que é 31 de outubro. Todas as manifestações por escrito serão registradas na ata da escuta social, que será elaborada em até 10 dias após o evento.

A realização da escuta social está alinhada com os objetivos estabelecidos no Plano Geral de Atuação do MPGO para 2023, visando fomentar a implantação de câmeras de monitoramento e gravação para a proteção integral do cidadão, por meio de diálogo com as forças de segurança pública.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem 2024 recebe um milhão de visitantes em 34 dias

O Natal do Bem 2024 atingiu um marco histórico ao alcançar o número de um milhão de visitantes em apenas 34 dias de evento, consagrando-se como o maior evento natalino gratuito do Brasil e o mais grandioso já realizado no estado. Realizado pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, o Natal do Bem transformou o estado em referência nacional.

Com 53 dias de atrações que encantaram goianos e turistas de todas as regiões, o evento contou com momentos marcantes. A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, comemorou o sucesso do evento. “Este é o Natal do povo goiano, pensado para emocionar e unir famílias. Atingir essa marca histórica é uma prova de que estamos entregando momentos inesquecíveis a todos que passam por aqui. E ainda não acabou, ainda temos mais de duas semanas de muita celebração até o dia 5 de janeiro”, celebrou.

Participações especiais

A edição deste ano contou com a presença da influenciadora digital Virgínia Fonseca e do cantor Zé Felipe, que levaram um grupo de quase 200 crianças atendidas por uma entidade social goiana para conhecer a decoração natalina. Destaque na programação musical, o cantor Daniel foi responsável por uma apresentação inesquecível no Palácio da Música. “Agradeço, com muito carinho, ter sido lembrado e convidado para estar aqui, de perto, presenciando o maior Natal gratuito do Brasil, disse o cantor.

Além disso, mais de 300 espetáculos culturais com artistas goianos reforçam o compromisso do Natal do Bem em valorizar a cultura local e oferecer atrações para todos os gostos. “O Natal do Bem tem sido uma vitrine para mim e para muitos outros artistas daqui”, afirmou a atriz goiana Janaína Fidelis. O evento dispõe de 30 mil metros quadrados e mais de 2,7 milhões de luzes iluminando o espaço, com atrações únicas como a Vila do Papai Noel, a Vila Gastronômica, a Vila dos Doces, a Vila de Brinquedos e a Vila Gelada, com neve artificial, além da icônica árvore de 40 metros.

Infraestrutura e acesso

Para garantir o acesso de todos, o evento oferece 12 mil vagas de estacionamento gratuito e linhas exclusivas de ônibus. Isso permitiu que os visitantes vivenciassem essa experiência mágica sem preocupações. “É como estar dentro de um sonho. Um evento grandioso, organizado e cheio de magia, explicou Rosângela Costa, moradora de Inhumas. Já Flávia Lima, que veio de Brasília com a família, declarou: “Fizemos essa viagem especialmente para o Natal do Bem, e foi incrível. Uma experiência que vamos guardar para sempre. Para nós, é como se fosse a Disney em Goiás”.

O Natal do Bem segue até 5 de janeiro de 2025, reafirmando seu compromisso de celebrar a magia natalina e transformar Goiás em referência nacional. “É emocionante ver a alegria das pessoas. Este evento é mais do que uma festa, é uma oportunidade de unir e espalhar esperança”, finalizou Gracinha Caiado.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp