MPRJ investiga organização criminosa em prefeituras da Baixada Fluminense

mprj-investiga-organizacao-criminosa-em-prefeituras-da-baixada-fluminense

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) está conduzindo uma investigação que resultou na realização de 12 mandados de busca e apreensão em prefeituras da Baixada Fluminense. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, Gaeco/MPRJ, está apurando a existência de uma organização criminosa que utilizou empresas em nome de laranjas para simular concorrência em processos licitatórios, visando fraudar contratos.

Uma das empresas investigadas é a Nutrifoods Refeições, suspeita de firmar contratos irregulares com as prefeituras de Magé, Japeri e Nilópolis na Baixada Fluminense. Segundo os promotores de Justiça, a Nutrifoods teria sido favorecida em licitações direcionadas pelas secretarias de Educação e Saúde, para o fornecimento de refeições hospitalares e kits de merenda escolar, inclusive durante a pandemia. Em setembro de 2021, a empresa entregou kits a alunos da rede municipal com 5 meses de atraso e contendo alimentos impróprios para o consumo.

Os mandados de busca e apreensão obtidos pelo MPRJ foram cumpridos em diversos endereços na Baixada Fluminense, incluindo Nilópolis, Nova Iguaçu e Japeri, bem como em Sulacap, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A investigação realizada pelo Gaeco/MPRJ visa desarticular um esquema de cartel que simulava concorrência em processos licitatórios, utilizando empresas de fachada e laranjas para se revezarem como vencedoras.

A operação deflagrada pelo MPRJ é mais um passo na luta contra a corrupção e a criminalidade organizada, garantindo a transparência e lisura nos processos licitatórios envolvendo prefeituras da Baixada Fluminense. As suspeitas de fraudes em contratos com empresas que se favoreciam de licitações direcionadas exigem uma resposta firme e eficaz por parte do Ministério Público, visando coibir práticas ilícitas que prejudicam a administração pública e a população.

As investigações em andamento apontam para a atuação de uma organização criminosa que se beneficiava de contratos fraudulentos com prefeituras da Baixada Fluminense, comprometendo a lisura e legalidade dos processos licitatórios. O Gaeco/MPRJ segue trabalhando incansavelmente para desmantelar esse esquema criminoso e responsabilizar os envolvidos por seus atos ilícitos, visando a garantia da ordem e da Justiça em benefício da sociedade.

A atuação firme e diligente do Ministério Público do Rio de Janeiro na investigação de fraudes em contratos com prefeituras da Baixada Fluminense reforça o compromisso com a ética, a transparência e a legalidade na gestão pública. O Gaeco/MPRJ segue trabalhando de forma incansável para coibir práticas corruptas e garantir a punição dos responsáveis por atos ilícitos que prejudicam a população e a administração pública. A operação desencadeada pela promotoria evidencia a importância do combate à corrupção e à impunidade, assegurando a integridade e a moralidade na gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade como um todo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp