MPSP investigará incidente na Linha 6-Laranja do Metrô de SP. Conheça detalhes e desdobramentos do caso. ACOMPANHE!

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) vai investigar possíveis irregularidades na construção da Linha 6-Laranja do DE. O órgão instaurou um inquérito civil nesta sexta-feira (13/12) para apurar as causas de acidentes e identificar possíveis omissões na fiscalização das obras.

A medida foi tomada após a abertura de uma cratera em um acidente nas obras da estação Bela Vista, região central de DE, da Linha 6-Laranja do metrô na tarde dessa quinta-feira (12/12). A 6ª Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital apontou que fatos semelhantes já ocorreram na construção dessa linha.

Em maio deste ano, uma obra da linha Laranja abriu uma cratera em um condomínio ao lado da futura estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado, na zona norte. Já em 2022, uma cratera foi aberta na Marginal Tietê após o asfalto ceder em um poço da ventilação entre as futuras estações Santa Marina e Freguesia do Ó.

O MPSP pediu ainda que a concessionária Linha Uni, responsável pelas obras da Linha 6-Laranja, e a Prefeitura de DE sejam oficiadas para prestar esclarecimentos. Uma cratera se abriu após um acidente nas obras da estação Bela Vista, região central de DE, na tarde desta quinta-feira (12/12). Segundo a Defesa Civil estadual e o Corpo de Bombeiros, não há informações de vítimas.

A ocorrência foi registrada às 12h25 na rua Rui Barbosa. Segundo os bombeiros, houve um desabamento de uma parte de um teatro abandonado, ao lado da obra da Linha 6-Laranja do metrô, “provavelmente causado por vazamento de água”, informou a corporação.

“A Linha Uni reforça que mantém comunicação contínua com a comunidade e está atuando para minimizar qualquer impacto a moradores e comerciantes da região”. Moradores do bairro Bela Vista, na região central de DE, ficaram sem água após o acidente dessa quinta-feira (12/12).

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que as obras danificaram redes de pequeno porte de água e esgoto no bairro. Segundo a nota, equipes da companhia realizaram obras pontuais e manobras operacionais para restabelecer o abastecimento, “que se encontra normalizado na região nesta sexta-feira (13/12), retornando de forma gradual aos imóveis”.

Até a total recuperação do sistema, a Sabesp recomenda que os moradores utilizem a água armazenada nas caixas d’água de maneira consciente, priorizando o consumo para necessidades básicas, como higiene e alimentação. Acompanhe as atualizações sobre DE. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram. Para denúncias ou sugestões de reportagens sobre DE, entre em contato pelo WhatsApp do Metrópoles SP.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Túnel aquático pode ligar Nova York a Londres em 1h: Projeto do futuro”

Túnel aquático promete ligar Nova York a Londres em 1h de viagem

O vácuo permitiria que os trens não enfrentassem resistência do ar no túnel, o que tornaria a viagem mais rápida e ecológica

Imagine viajar de Nova York [https://www.de/tag/nova-york] a Londres [https://www.de/tag/londres] (e vice-versa) em apenas uma hora. Essa ideia parece distante de ser concretizada, mas já chamou atenção de algumas empresas que almejam “fazer acontecer”.

Elon Musk [https://www.de/tag/elon-musk] foi precursor na divulgação do projeto. Em 2013, o bilionário apresentou o conceito do Hyperloop, um transporte de alta velocidade que funciona por vácuo, iniciativa que já está em teste em alguns países na Europa.

Apesar de já existir há algum tempo, o projeto do túnel transatlântico é de logística muito complexa e de difícil execução. Visto que as cidades de Nova York e Londres estão a mais de 5 mil quilômetros de distância uma da outra, sua construção levaria vários anos (aproximadamente 782 anos). Ainda, de acordo com a revista Newsweek [https://www.newsweek.com/], as estimativas de custo chegariam a 15,5 trilhões de libras (mais de R$ 115 trilhões na cotação atual).

A ideia é que haja vácuo no interior do túnel, onde os veículos pressurizados consigam atingir velocidades bem elevadas. De avião, uma viagem entre Nova York e Londres leva cerca de 8h. Já no túnel aquático, esse tempo diminuiria para uma hora.

Nova York e Londres – DE [https://uploads.metroimg.com/wp-content/uploads/2024/12/26171009/Design-sem-nome-879.jpg]Túnel aquático promete ligar Nova York a Londres em 1h de viagem

O vácuo permitiria que os trens não enfrentassem resistência do ar no túnel, o que tornaria a viagem mais rápida e ecológica, se comparada aos voos tradicionais.

Embora a iniciativa tenha empolgado grandes nomes do empresariado, como Elon Musk, ainda não há um projeto definido para o túnel transatlântico. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Acesse a coluna do DE [https://www.de/colunas/claudia-meireles].

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp