Press "Enter" to skip to content

MS fala sobre baixa cobertura e Goiânia prorroga vacinação contra poliomielite

Última atualização 07/09/2022 | 15:40

A Prefeitura de Goiânia decidiu prorrogar a vacinação contra poliomielite até o dia 30 de setembro, após pronunciamento oficial do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A campanha, que começou dia 8 de agosto, tem como objetivo alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% em crianças na faixa etária de 1 a 4 anos de idade, independentemente da situação vacinal encontrada.

Até o momento, de 76.884 crianças, apenas 22,86% tomaram vacina que previne a paralisia infantil, sendo que em Goiânia o índice de público-alvo imunizado é de 95%.

“Não podemos deixar que essa doença volte, pois representa sérios riscos à saúde da criança. Conclamamos os pais ou responsáveis a vacinar seus filhos”, declara o prefeito Rogério Cruz. 

 Foram disponibilizadas 72 salas pela Secretaria Municipal de Saúde, onde eles estão vacinando diariamente. Já nos finais de semana e feriado a vacinação ocorre no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e no Ciams Urias Magalhães, com doses disponíveis todos os dias.

 Durval Pedroso, secretário municipal de saúde, recorda que o Brasil recebeu o certificado da Organização Mundial de Saúde (OMS) como país livre da doença em 1994, mas hoje há risco de ser reintroduzida no país. 

“Enquanto esse vírus estiver circulando no mundo, há risco de chegar por aqui e, se nossas crianças não estiverem protegidas, podem sofrer desde sintomas como resfriado a problemas no sistema nervoso, uma paralisia irreversível, e até mesmo ir a óbito”, Pedroso alerta.

Vacina 

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta duas vacinas diferentes contra a pólio: a inativada e a atenuada.

A inativada é aplicada em bebês de 2, 4 e 6 meses de idade via injeção intramuscular. Após o esquema primário, feito com a inativada, são necessários dois reforços, feitos com a atenuada, em formas de gotinhas. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o segundo, aos 4 anos de idade.

Campanha de multivacinação

O Ministério da Saúde prorrogou também a campanha de multivacinação, que acontece de maneira concomitante à da poliomielite. A campanha busca incentivar a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estão disponíveis 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.