Mudança na Administração de Fernando de Noronha preocupa representantes locais: Thallyta Figueirôa substituída por Walber Santana

mudanca-na-administracao-de-fernando-de-noronha-preocupa-representantes-locais3A-thallyta-figueiroa-substituida-por-walber-santana

Representantes de moradores e empresários de Fernando de Noronha avaliaram a mudança na Administração da Ilha. O governo de Pernambuco anunciou a substituição de Thallyta Figueirôa, a primeira mulher a ocupar a gestão de Noronha, pelo biólogo e advogado Walber Santana. A alteração foi divulgada na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial do Estado.

O presidente do Conselho Distrital, Ailton Araújo Júnior, agradeceu o trabalho da ex-administradora nos últimos dois anos e exaltou o novo gestor. “Nós esperamos bons frutos com Walber Santana, que é um grande conhecido da Casa. Há mais de dez anos, participa de ações com o Conselho Distrital, participou do Plano de Manejo, de reuniões da Área de Proteção Ambiental e do Parque Nacional Marinho, ou seja, conhece a realidade da ilha”, disse Ailton Júnior.

O presidente da Assembleia Popular Noronhese (APN), Nino Alexandre Lehnemann, achou estranho o governo não aguardar a inauguração da obra de recuperação do aeroporto para creditar o trabalho a Thallyta Figueirôa. Ele disse, ainda, que promessas não foram cumpridas, e a alteração preocupa. “O medo é que uma nova gestão, com dois anos do governo atual, tenha mais seis meses de estagnação. Precisamos de definição na obra da pista do aeroporto, o porto precisa de melhoria. Queremos saber como fica a política habitacional”, declarou Nino Lehnemann.

O presidente do Conselho de Turismo (Contur), Hayrton Almeida, exaltou o fato de Thallyta Figueirôa ser a primeira mulher a administrar a ilha. Ele avaliou que a ex-gestora teve um olhar para a área social e deu impulso a ações deixadas de lado por outros administradores. Hayrton Almeida avaliou a indicação de Walber Santana. “Estive com o indicado, uma vez em reunião do conselho do Parque. Num primeiro momento, ele me pareceu ser uma pessoa tranquila, mas isso não é suficiente para dar uma opinião. Só espero que faça uma administração voltada para o social e a sustentabilidade e com justiça para todos”, afirmou o presidente do Contur.

O presidente da Associação dos Donos de Pousadas, Ailton Flor, agradeceu o trabalho de Thallyta Figueirôa e declarou que o setor não acha correta a vinculação de Fernando de Noronha à Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Ele avaliou que a melhor alternativa é que a ilha fosse ligada ao gabinete da governadora. “Esperamos que o novo administrador possa contar com o retorno do Distrito Estadual de Fernando de Noronha ao gabinete da governadora, para o bem da população, dos negócios insulares e do meio ambiente”, contou Ailton Flor.

Os moradores de Noronha não elegem o gestor da ilha. O administrador é escolhido pela governadora do estado, sabatinado na Assembleia Legislativa de Pernambuco e avaliado pelos deputados estaduais. O presidente do Conselho Distrital afirmou que as mudanças constantes no cargo comprovam a necessidade de aprovação do projeto que prevê eleição do administrador de Fernando de Noronha.

O administrador precisa ser eleito. No formato atual, o cargo é muito vulnerável. Quando o gestor passa a entender nossos problemas, muitas vezes, é substituído. É preciso ter um mandato e um gestor que já entenda das nossas necessidades”, sugeriu Ailton Júnior.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp