Mudança repentina no clima de Uberlândia surpreende moradores: chuvas, nuvem de poeira e quedas de temperatura inesperadas

mudanca-repentina-no-clima-de-uberlandia-surpreende-moradores3A-chuvas2C-nuvem-de-poeira-e-quedas-de-temperatura-inesperadas

A notícia sobre a mudança repentina do clima em Uberlândia tomou conta dos noticiários, após 33 dias de seca, a cidade foi surpreendida com a chegada de chuvas acompanhadas de uma nuvem de poeira. De acordo com o climatologista Eduardo Petruci, as mínimas registradas nos próximos dias na cidade podem chegar a 12°C. Essa repentina mudança no clima pegou a população de surpresa, já que a última vez que choveu na região foi no dia 24 de junho, entre 0h e 7h.

A chuva em Uberlândia foi ocasionada pelo avanço de uma frente fria intensificada por um ciclone extratropical que está atuando na costa do Rio Grande do Sul. O fenômeno é considerado incomum para essa época do ano, que geralmente é marcada por estiagens. A frente fria chegou trazendo umidade, o que fez com que a massa de ar quente que estava sobre o Triângulo Mineiro se chocasse com o ar frio vindo do Sul, provocando a chamada chuva frontal.

Além das chuvas, o contraste térmico também provocou ventos fortes, característica comum em passagens de frentes frias. A estação meteorológica do Bairro Santa Mônica registrou 1,4 milímetro de chuva entre 16h e 17h, e outro reflexo da mudança no clima foi a formação de uma nuvem de poeira. Com o solo extremamente seco pela falta de chuva, a turbulência causada pelos ventos levantou a poeira da superfície, formando o fenômeno visível em diferentes partes da cidade.

Para os próximos dias, a previsão é de estabilidade no tempo, porém com queda nas temperaturas, principalmente nas mínimas. Os termômetros podem registrar até 12°C na quarta-feira (30), com médias mínimas em torno de 15°C, enquanto as máximas devem ficar em torno dos 28°C. A população deve se preparar para essa mudança repentina no clima e se manter informada sobre as condições meteorológicas na região.

A repercussão da chuva e da nuvem de poeira em Uberlândia foi grande, chamando a atenção dos moradores da cidade e dos especialistas em clima. A combinação de fatores que levaram a essa mudança brusca no tempo mostram a complexidade e a imprevisibilidade da natureza. É importante estar atento aos alertas e recomendações dos órgãos competentes para se proteger de possíveis impactos causados por eventos climáticos inesperados. A previsão é que nos próximos dias o tempo permaneça estável, mas é sempre bom estar preparado para possíveis surpresas da natureza.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp