Mulher dá à luz em ônibus e bebê sofre parada respiratória

Mulher dá à luz em ônibus e bebê sofre parada antes de ser reanimado

Em São Luiz do Norte, na região norte do estado de Goiás, uma mulher passou por um verdadeiro sufoco, mas com final feliz. Alessandra Pereira de Farias, grávida de 36 semanas, deu à luz em um ônibus que partia de Goiânia para Belém. Após receber assistência de profissionais da saúde, o parto foi feito com sucesso e mãe e filha passam bem.

O caso da grávida e do bebê em São Luiz do Norte

Em um ônibus às margens da BR-153, Alessandra viajava através de São Luiz do Norte. Eis que ela começou a passar mal e sentir fortes contrações. Tatyanne Barbosa Patriarca, técnica de enfermagem da concessionária Ecovias do Araguaia, responsável pela rodovia, a técnica de enfermagem Glenda Vidal e o resgatista Fabiano Fernandes da Silva prestaram o atendimento.

O nascimento foi proveniente de um parto pélvico, que acontece quando o bebê nasce na posição contrária ao habitual, por se encontrar sentado dentro da barriga durante o parto. Por conta dessas dificuldades, os profissionais precisaram intervir para retirar a pequena Vitória Lorena na madrugada desta quarta-feira, 15.

Quando tudo parecia dar certo, a bebê sofreu uma parada respiratória. No entanto, ela recebeu manobras de reanimação e as coisas deram certo no final. Mãe e filha foram até o Hospital Municipal de São Luiz do Norte, onde estão em observação.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp