Mulher de 69 anos investigada por abandonar filhotes em lixeira: caso choca região e alerta para conscientização e respeito aos animais.

mulher-de-69-anos-investigada-por-abandonar-filhotes-em-lixeira3A-caso-choca-regiao-e-alerta-para-conscientizacao-e-respeito-aos-animais

Uma mulher de 69 anos está sendo investigada por abandonar 11 filhotes de cachorro em uma lixeira, em Santo Antônio da Platina, no norte do Paraná. Segundo a Polícia Civil (PC-PR), os animais chegaram a ser resgatados, mas apenas um sobreviveu. O caso aconteceu em Santo Antônio da Platina, no norte do estado. A mulher vai responder pelo crime de maus-tratos seguido de morte dos animais.

Imagens de câmeras de segurança, registradas no dia 16 de agosto, mostram a mulher andando com uma sacola na mão. Em seguida, ela chega em frente a lixeira, que fica na calçada, deixa a sacola e vai embora. O nome da mulher não foi divulgado pela polícia. De acordo com o delegado Amir Salmen, os filhotes tinham apenas 5 dias de vida. Seis animais acabaram morrendo ainda no lixo e outros cinco foram levados para uma tutora provisória em uma ONG de Jacarezinho, a cerca de 20 quilômetros de Santo Antônio da Platina.

O caso foi levado à Polícia Civil no dia 18 de agosto e a mulher foi identificada. No dia 21, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa dela e resgataram a cadela, mãe dos filhotes. A cachorra foi levada até onde estavam os cinco filhotes, mas não conseguiu amamentá-los e, por isso, apenas um resistiu. A mulher será ouvida nesta quinta-feira (28) e responderá pelo crime de maus-tratos seguido de morte dos animais, cuja pena é de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição de guarda do animal. A pena ainda pode ser aumentada de um sexto a um terço por ter ocorrido a morte dos filhotes.

A cadela foi levada para o Canil Municipal, onde será castrada, enquanto o filhote continua sob os cuidados da tutora provisória. O caso chocou a região e serviu como alerta para a conscientização sobre a importância do cuidado e respeito aos animais. A mulher envolvida no incidente enfrentará as devidas consequências legais. Eventos como esse reforçam a necessidade de punições mais severas para casos de abandono e maus-tratos a animais, visando a proteção e o bem-estar dos seres vivos. Vigilância, denúncia e providências são fundamentais para coibir a crueldade contra os indefesos animais.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp