Mulher de 93 anos quebra recorde e se torna a mais velha a completar maratona

Uma mulher de 93 anos de idade entrou para o Guinness World Records após bater o recorde de pessoa mais velha a completar uma maratona feminina. Mathea Allansmith entrou para o livro ao passar a linha de chegada da Maratona de Honolulu. Ela tinha 92 anos quando participou do percurso esportivo no Havaí, que aconteceu no dia 11 de dezembro de 2022.

Mathea realizou o trajeto de 42,1 Km em 10 horas e 48 minutos, com pessoas vibrando por ela ao longo do percurso. Allansmith informou que foi uma de suas melhores corridas.

Mathea começou na Maratona de Boston, que foi realizada em 1982, quando tinha 51 anos. Aos 46 anos, ela foi aconselhada por um colega médico a correr três quilêmetros por dia, e com isso ela gostou de praticar exercícios ao ar livre.

Para se preparar para os eventos e se manter em forma, a estadunidense corre cerca de 36 trilhas, proporcional a quase 58 quilômetros, além de se exercitar seis dias por semana. Ela também aumenta as distâncias dos treinos por 18 semanas antes da competição.

A maratonista relata que a idade não é um problema para praticar os hobbies, e acrescenta que sua carreira como médica a fez compreender como o corpo e a mente respondem à alimentação e aos exercícios. Ela aponta que o incentivo para as corridas também vem dos seis filhos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp