“Mulher do agro faz diferença na geração de renda”, diz Gracinha Caiado

Mulheres

A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, participou na manhã desta quarta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, da programação especial da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) em homenagem à data. Ao lado de cerca de 200 lideranças rurais, servidoras do órgão e produtoras de todo o estado, Gracinha falou sobre a importância do papel feminino no campo.

“Hoje nós mulheres ocupamos muitos espaços que há tempos nos foram negados. Claro que ainda somos minoria em muitos deles, e no agro não é diferente, mas cabe a nós, cada vez mais, estudarmos e nos qualificarmos para então buscar estarmos onde quisermos”, discursou a primeira-dama. “A participação da mulher no Agro tem sim a capacidade de fazer a diferença na produção e na geração de renda”, completou.

Durante discurso, Gracinha também destacou as ações de capacitação para pequenos produtores rurais oferecidas pelo Governo de Goiás, por meio da Emater, GPS e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “São cursos diversos que ensinam as técnicas desde o início do cultivo até a hora da venda dos produtos. Temos ainda o chamado Crédito Social, que beneficia aquelas pessoas que participaram dos cursos e que desejam empreender. E de todas as pessoas beneficiadas com esse dinheiro, gostaria de dizer a vocês que quase 80% são mulheres.”

O presidente da Emater, Pedro Leonardo, agradeceu a presença da primeira-dama e destacou o programa Goiás Social na defesa da vida da mulher do campo. “O governo Caiado, juntamente a Emater, tem fortalecido cada vez mais a participação das mulheres no campo com políticas públicas de impacto. E queremos potencializar essas ações, garantindo a diminuição das desigualdades e promovendo o desenvolvimento regionalizado.”

Prova desse trabalho, a presidente da Associação do Lajeado do município de Goiandira, Maria Aparecida Farreira, falou em nome de todas as produtoras rurais e destacou o alcance da gestão estadual por meio da Emater. “Minha história com a instituição é muito antiga e para mim é uma alegria dizer que a Emater é hoje uma extensão da minha casa”, ressaltou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aumento da taxa de cidadania italiana é aprovado: Impacto para candidatos

Aumento da Taxa de Cidadania Italiana Aprovado: Impacto para Candidatos

A Comissão Orçamentária do Parlamento da Itália aprovou recentemente uma emenda que aumenta substancialmente a taxa para a obtenção da cidadania italiana. Até agora, o valor era de 545 euros por processo, um montante que podia ser dividido entre os membros de uma família.

No entanto, com a nova medida, a taxa passará a ser de 3.800 euros por pessoa. Essa mudança significativa foi aprovada pela comissão e reflete uma revisão nas políticas de naturalização do país. A taxa anterior, embora pudesse ser compartilhada por uma família, será substituída por um valor individual mais alto, o que pode impactar significativamente os candidatos à cidadania italiana.

A decisão da Comissão Orçamentária é parte de um processo mais amplo de revisão orçamentária e pode ter implicações para aqueles que buscam obter a cidadania italiana. O novo valor de 3.800 euros por pessoa representa um aumento expressivo em comparação com o valor atual e pode afetar a decisão de muitos candidatos.

É essencial que os potenciais candidatos estejam cientes dessas mudanças e considerem como o aumento da taxa de cidadania pode impactar sua jornada de naturalização. Para mais informações sobre como se inscrever ou quais são os próximos passos, fique atento às atualizações e orientações das autoridades competentes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp