Mulher é agredida com faca por ex-companheiro em shopping de Salvador: violência doméstica em destaque

Funcionária de loja é agredida com golpes de faca em shopping; suspeito é
ex-companheiro da vítima

Na manhã desta segunda-feira (16), no Shopping Paseo em Salvador, uma mulher foi surpreendida com golpes de faca. A vítima, funcionária de uma das lojas do estabelecimento localizado na Rua Rubens Guelli, bairro do Itaigara, foi atacada pelo seu ex-companheiro.

O ato de violência chocou pessoas presentes no local, mas graças à rápida intervenção da equipe de segurança do shopping, o agressor foi imobilizado até a chegada dos policiais militares. A assessoria de comunicação do Shopping Paseo informou que a funcionária foi vítima de uma tentativa de feminicídio, ressaltando a gravidade da situação.

A vítima recebeu os primeiros socorros dos brigadistas do shopping e em seguida foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. Enquanto isso, o suspeito teve que ser levado para uma unidade hospitalar pela 35ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Iguatemi) devido aos ferimentos que também sofreu durante a tumultuada agressão.

Após ter alta médica, o agressor será apresentado na delegacia pelas autoridades policiais. Este episódio lamentável reflete a triste realidade da violência doméstica que assola muitas mulheres em nossa sociedade, exigindo uma resposta eficaz das autoridades para garantir a segurança e integridade de todos os cidadãos. Acompanhe mais notícias no portal DE Bahia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

“Nomes mais curtos, como Helena e Theo, lideram registros de bebês em Feira de Santana em 2024”

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024; veja

Escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais

“Nomes mais curtos têm sido os mais preferidos dos pais”

“Helena” e “Theo” foram os nomes mais escolhidos para batizar as crianças nascidas em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, em 2024, segundo levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A escolha de Helena como preferência dos feirenses segue o nacional, visto que este foi o nome com mais registro no país.

Entre os 10 escolhidos, nomes como Miguel, Gael, Heitor, Arthur, Noah e Ravi se destacam entre os homens, e Helena, Liz, Aurora e Lunna, entre os registros femininos.

Nomes curtos, bíblicos e originais, são a tendência observada nos registros de nascimento de bebês no Brasil no ano de 2024, conforme mostrou o levantamento.

VEJA OS RANKINGS:

10 nomes femininos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Helena (88)
2. Liz (79)
3. Laura (71)
4. Maria Cecília (64)
5. Maitê (63)
6. Aurora (61)
7. Maria Helena (56)
8. Cecília (53)
9. Lunna (50)
10. Maria Alice (47)

10 nomes masculinos mais registrados em 2024 em Feira de Santana:

1. Theo (109)
2. Gael (104)
3. Heitor (104)
4. Ravi (102)
5. Miguel (96)
6. Noah (79)
7. Anthony (78)
8. Bernardo (76)
9. Arthur (71)
10. Samuel (64)

Helena e Theo estão entre os nomes de bebês mais registrados em Feira de Santana em 2024 – Foto: Omar Lopez/ Unsplash

COMO TROCAR O NOME?

A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro. (Bebês natimortos também podem ser registrados, com nome e sobrenome.)

Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.

Veja mais notícias de Feira de Santana e região.

ASSISTA AOS VÍDEOS DE FEIRA DE SANTANA E REGIÃO

3 vídeos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp