Uma mulher foi presa pela Polícia Civil de Mato Grosso, na última sexta-feira, 13, sob suspeita de extorquir a própria filha em Confresa, no norte do estado. De acordo com a polícia, a investigação começou após a vítima relatar que foi ameaçada e extorquida pela mãe, que a abordou em sua casa acompanhada de suspeitos armados. A filha também informou que a mãe é usuária de drogas.
Além da extorsão, a mulher teria vendido o celular da filha em um ponto de tráfico na cidade. Posteriormente, criminosos desse local entraram em contato com a vítima, ameaçando matar a mãe dela, que supostamente estava em cárcere privado, caso não efetuasse o pagamento.
Ao chegar ao local, a equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos constatou que a mulher não estava em cativeiro, mas sim atuando em conjunto com os criminosos. Ela havia enviado mensagens para suas duas filhas, simulando o sequestro para extorquir dinheiro delas.
Durante a ação, os investigadores também localizaram um homem de 67 anos com um mandado de prisão em aberto desde 2006, referente a um roubo seguido de morte cometido em 1996. A operação, chamada “Operação Socius Rapina”, resultou na prisão em flagrante de cinco suspeitos, que foram autuados por extorsão, associação criminosa e receptação.