Press "Enter" to skip to content

Mulher é presa suspeita de maus-tratos contra o pai idoso, em Goiânia

Última atualização 19/10/2023 | 16:26

Uma mulher de 42 anos foi presa sob a suspeita de cometer maus-tratos e abandono de incapaz contra o pai, um idoso de 76 anos. A prisão aconteceu na quarta-feira, 18, no Setor Castelo Branco, em Goiânia, e foi realizada pela equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa Idosa (Deai).

A Deai recebeu informações por meio de uma denúncia anônima de que a suspeita teria abandonado o próprio pai. De acordo com as testemunhas, a mulher não comparecia na residência do idoso por mais de um mês, deixando de fornecer os cuidados essenciais, como alimentação, banho e manutenção da higiene do ambiente

Ao Jornal Diário do Estado (DE) o delegado Alexandre Bruno informou que equipe de agentes de polícia compareceu ao endereço informado e encontrou o idoso caído no chão, em meio às fezes e urina, sem alimentação e completamente abandonado.

Os vizinhos foram indagados pela polícia e concordaram em afirmar que raramente a filha da vítima o visitava. Ainda de acordo com eles, vez ou outra, ela mandava marmitas para serem servidas ao idoso, com comida já imprópria para o consumo.

Foi constatado também que a suspeita estaria em posse do cartão de recebimento dos proventos do idoso e teria realizado empréstimos usando a conta do pai. Além disso, a equipe descobriu que o idoso havia sido recentemente liberado da UTI após uma internação devido à desnutrição.

“O idoso foi levado para o hospital para receber os primeiros socorros e em seguida ele será encaminhado para algum asilo”, informou o delegado.

De acordo com o Estatuto do Idoso, prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, através de condições degradantes ou privação de alimentos ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de 2 meses a 1 ano de detenção, e multa. A suspeita passou por uma audiência de custódia nesta quinta-feira, 19, e até a última atualização desta reportagem ela continua detida.