A Polícia Civil de Goiás prendeu uma mulher de 55 anos suspeita de maus-tratos com lesão corporal e exploração financeira contra a mãe idosa, de 91 anos. A prisão, deflagrada na Operação Desumanus, ocorreu nesta terça-feira, 4, após uma denúncia anônima contra a suspeita.
Segundo a corporação, após receber a denúncia, policiais e uma equipe multidisciplinar (com psicóloga e assistente social) foram até a residência informada, no Setor Campinas, em Goiânia. As equipes foram atendidas pela suspeita, que informou que no local não possuía nenhuma idosa. No entanto, investigações dos policiais fizeram com que a informação fosse negada.
A idosa foi encontrada na residência, em um ambiente completamente insalubre e sem qualquer tipo de circulação. Além disso, a vítima parecia não se alimentar há dias, com baixo peso e em estado vegetativo completo, lesões no corpo e sem conseguir se comunicar.
“A idosa já estava há dias acamada, em estado quase que catatônico, em situação extremamente difícil, sem se alimentar e muito magra.”, informou o delegado Alexandre de Bruno Barros, responsável pelo caso.
Devido ao estado de saúde, foi necessário que o Corpo de Bombeiros fosse acionado para resgatar a idosa, que foi internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campinas em estado gravíssimo de desnutrição.
Investigações realizadas pela PCGO apontaram que a suspeita se aproveitava do cartão bancário da vítima e o utilizava para proventos próprios, como compra de bebidas alcóolicas. Ela foi presa em flagrantes pelos crimes de maus-tratos e exploração financeira. Uma investigação deve ser realizada para descobrir se o crime de tortura também foi cometido.