Mulher é socorrida após engasgar com lacre de lata de bebida no litoral de SP
Vítima de 43 anos foi salva por um guarda civil municipal que aplicou a manobra de Heimlich. Caso aconteceu no parque Poço das Antas, em Mongaguá (SP).
Uma mulher de 43 anos se engasgou após ingerir o lacre de uma lata de bebida em Mongaguá, no litoral de São Paulo. A prefeitura informou ao DE que um guarda civil municipal estava no local e salvou a vítima com a manobra de Heimlich, uma técnica usada para liberar as vias aéreas.
Por meio de nota, a administração municipal afirmou que a vítima é moradora de Praia Grande (SP), cidade vizinha de Mongaguá. Ela visitava o parque Poço das Antas quando ingeriu o lacre acidentalmente.
De acordo com a prefeitura, o responsável pelo parque acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enquanto o guarda realizava a manobra de Heimlich. O DE não localizou a vítima até a última atualização desta reportagem.
O órgão municipal explicou que os socorristas chegaram rapidamente para dar continuidade ao atendimento, mas a vítima já estava consciente e estável. Ela foi levada em boas condições para o Pronto-Socorro Central, onde passou por avaliação médica e recebeu alta no mesmo dia.
O Poço das Antas é um atrativo turístico com trilhas, cachoeiras e piscina natural. A prefeitura destacou que o local tem quatro salva-vidas, sendo que todos estavam presentes no momento da ocorrência no último domingo (18).
A manobra de Heimlich é uma técnica de tração abdominal. Ela deve ser utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração.
O ideal é fazer até três tentativas. Se a pessoa não responder ou não conseguir respirar depois disso, ela pode estar evoluindo para um quadro de parada cardiorrespiratória. Neste caso, é preciso pedir ajuda e tentar uma reanimação. O telefone para acionar o Samu é o 192 em todo o Brasil.
O Ministério da Saúde orienta que esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente.




