Press "Enter" to skip to content

Mulher grávida de gêmeos siameses passa por consulta no Hecad

Última atualização 18/07/2023 | 18:11

Andressa Vaz da Silva, de 23 anos, grávida de gêmeos siameses, esteve segunda-feira, 17, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia, onde passou por uma consulta de avaliação. A gestante deverá se submeter a cirurgia com o médico Zacharias Calil, conhecido por ter realizado diversas cirurgias de separação.

Segundo Zacharias, que passou a acompanhar a gravidez, os bebês estão unidos pela parte de baixo da coluna cervical e não dividem órgãos internos do abdômen. A equipe do médico realizou uma ressonância magnética para avaliar a situação dos meninos. “A mãe é assistida pelo SUS e minha equipe fará todo o possível para acolhê-la, juntamente aos bebês”, escreveu em seu perfil no Instagram.

Embora, segundo o médico, seja um caso muito raro, o fato deles não dividirem órgãos como fígado e outros torna a ligação de menor risco para a vida das duas crianças. A notícia tranquilizou um pouco a mãe, que está no sexto mês de gestação.

“Quando descobri foi chocante. Ficamos preocupados porque não sabíamos onde procurar ajuda. Hoje estamos mais tranquilos”, afirmou Andressa. Apesar de ter ficado contente ao saber da possibilidade de cirurgia, Andressa afirmou que ainda está preocupada com os riscos do parto.

Andressa se mudou da zona rural de Piracanjuba com o marido, Luan Freitas de Godoi, de 24 anos e a filha, de um ano e meio, para a área urbana. A família foi acolhida por parentes e se prepara para receber os gêmeos.