Mulher é presa por maus-tratos a mais de 50 animais em sítio em Pirassununga
Local abrigava cerca de 40 cães, além de gatos e tartarugas, em estado de desnutrição. Um cachorro foi encontrado morto e outro gato estava em uma gaiola de pássaro.
Animais foram encontrados desnutridos em um sítio de Pirassununga (SP) — Foto: Repórter Naressi
Cerca de 40 cães, cinco gatos e dez tartarugas foram encontrados em situação de abandono e visível estado de desnutrição, em Pirassununga (SP), na terça-feira (2). Uma mulher de 50 anos foi presa por maus-tratos.
A ação da Polícia Civil aconteceu em um sítio na região do bairro Amorim, às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
Segundo a polícia, a cena mais chocante foi a de um cachorro morto, cujo corpo era devorado por outros cães.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, os policiais se depararam com um cenário de extrema precariedade. Havia ossos e pelos de outros animais espalhados pelo chão.
Recipientes de comida estavam vazios e sujos, e havia apenas uma vasilha de água para todos os animais.
Um dos gatos foi encontrado faminto em uma pequena gaiola, semelhante às usadas para pássaros, sem acesso à água ou comida. Outros felinos estavam em um viveiro maior.
De acordo com o B.O., a mulher alegou que fornecia ração aos animais, mas nenhum pacote de alimento foi encontrado no sítio. Sobre o gato na gaiola, ela justificou que a medida era para protegê-lo do ataque dos cães.
O médico veterinário Gustavo W. Matinelli vistoriou o local e emitiu um laudo constatando a situação de maus-tratos. Diante dos fatos, a mulher foi presa em flagrante.
O artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que trata do abuso a animais, prevê pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda quando se trata de cão ou gato. A pena ainda pode ser aumentada de um sexto a um terço em caso de morte do animal.
Apesar da prisão da responsável, a Secretaria do Meio Ambiente de Pirassununga informou que não possui estrutura para abrigar a grande quantidade de animais. Desta forma, eles permanecerão no sítio, mas sob a responsabilidade da prefeitura, que se comprometeu a fornecer alimentação, água, atendimento veterinário e realizar um acompanhamento semanal do caso.
A Prefeitura Municipal de Pirassununga, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa que acompanha de forma direta a situação envolvendo animais resgatados em ocorrência policial registrada na última terça-feira, 2 de setembro de 2025, no município.
Na ocasião, uma mulher foi presa em flagrante pela Polícia Civil, após constatação de crime de maus-tratos contra cães, gatos e tartarugas em uma propriedade localizada às margens da Rodovia Anhanguera.
Após a atuação da autoridade policial, os animais foram colocados sob responsabilidade de um fiel depositário, permanecendo no mesmo local, mas agora recebendo acompanhamento constante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da ONG SOS Animal.
De acordo com o médico veterinário responsável, a situação da matilha era crítica, especialmente em relação à alimentação. Desde então, está sendo realizado um trabalho diário de recuperação, que envolve cuidados clínicos, fornecimento adequado de ração, água e monitoramento das condições gerais de saúde e segurança dos animais.
Em nota, a prefeitura afirmou que seguirá acompanhando o caso, garantindo os atendimentos necessários para a melhoria das condições de vida dos animais, ao mesmo tempo em que colabora com as autoridades competentes no andamento das medidas legais cabíveis.
Denúncias de crimes contra animais podem ser feitas na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) ou na delegacia do município. Veja outros canais:
Ministério Público Federal
A denúncia de prática maus-tratos contra animais pode ser feita diretamente ao Ministério Público, que tem autoridade para propor ação contra os que desrespeitam a Lei de Crimes Ambientais. O registro pode ser feito pelo site do MP ou pelas ouvidorias dos Ministérios Públicos estaduais.
Polícia Militar
Número 190 deve ser acionado em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. O 190 está disponível de forma gratuita em todo o território nacional.
Disque Denúncia
É possível denunciar anonimamente casos de maus-tratos a animais através do Disque Denúncia. Pesquise o número de atendimento no seu estado.
Federação Brasileira dos Animais
No site da Federação há uma aba para fazer denúncias.
Delegacias de polícia
O boletim de ocorrência pode ser registrado em qualquer delegacia de polícia, inclusive eletronicamente em alguns estados.
Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal
A associação oferece toda orientação para que você mesmo(a) faça a sua parte.
Disque Denúncia Animal – São Paulo
No estado de São Paulo existe o Disque Denúncia Animal.