Press "Enter" to skip to content

Mulher sofre raro ataque de tubarão enquanto nadava, em Sydney, na Austrália

Última atualização 04/02/2024 | 09:30

Uma mulher sofreu graves ferimentos na perna direita em um raro ataque de tubarão nas proximidades do porto de Sydney, na Austrália. Lauren O’Neill, estava nadando na calma Baía de Sydney, próximo a um cais particular em Elizabeth Bay, na segunda-feira, 29, a menos de 2 km da famosa Opera House, quando foi mordida por um tubarão-touro.

Residentes locais foram ao socorro de Lauren, que trabalha para o Departamento de Mudanças Climáticas do governo de Nova Gales do Sul, de acordo com o “Sydney Morning Herald“. Michael Porter, um dos socorristas, descreveu a cena.

“A perna estava aberta cheia de sangue. Ela foi extremamente corajosa durante tudo aquilo. Ela estava lúcida e sabia de tudo o que estava acontecendo, e quando começou a perder sangue, começou a perder um pouco a consciência, mas apenas seguimos o recomendado para tentar mantê-la acordada. Ela não estava em estado de pânico, ela estava muito calma”, relatou. 

Testemunhas relataram que O’Neill saiu sozinha da água e se arrastou até um cais. A veterinária Fiona Crago aplicou torniquetes e bandagens para estancar o sangramento até a chegada dos paramédicos. A mulher está em condição estável na terapia intensiva do Hospital St Vincent’s após cirurgia para reconstruir a perna ferida.

Pouco depois do ataque, outra pessoa foi vista nadando no mesmo ponto onde Lauren foi ferida pelo animal. Ataques de tubarões no porto de Sydney são raros, mas a área é conhecida por ser um habitat importante para tubarões-touro e filhotes. A bióloga Amy Smoothey afirmou que um “tubarão-touro foi provavelmente o responsável” após análise da mordida e das imagens fornecidas pelas autoridades. Na terça-feira, 30, autoridades confirmaram que foi, de fato, o animal.

Amy explicou que, durante o anoitecer, há mais chance de os tubarões procurarem alimentos de forma mais ativa. Este foi o primeiro ataque de tubarão no porto de Sydney desde 2009, quando um mergulhador da Marinha australiana foi atacado por um tubarão-touro durante um exercício de treinamento militar.