Ao tomar um comprimido de ibuprofeno para aliviar as dores menstruais, Jaqueline Gmack, de 31 anos, ficou em coma durante 17 dias, com o corpo cheio de bolhas devido a uma grave reação alérgica ao medicamento.
Uma coceira no olho, 48 horas após a toma do medicamento, foi o alerta para que Jaqueline percebesse que alguma coisa não estava bem. Na manhã seguinte, ela resolveu procurar um hospital após acordar, com bolhas de sangue dentro da boca.
A brasileira foi hospitalizada com bolhas e descamação da pele por todo o corpo. Ela foi diagnosticada com síndrome de Stevens-Johnson, que acontece quando o corpo tem uma reação exagerada a um medicamento, especialmente os contra epilepsia, antibióticos e analgésicos anti-inflamatórios. Sem tratamento, a reação pode ser fatal. Além da pele, Jaqueline ficou também com problemas de visão graves, tendo, de momento, apenas, 40% da visão.
O rosto da jovem ficou coberto de bolhas e ela mal conseguia enxergar. Jaqueline precisou ser colocada em coma induzido por 17 dias.
“Quando acordei, não sabia o que tinha acontecido comigo. Percebi que todo o meu corpo estava enfaixado, minha visão estava completamente turva e eu tinha um tubo na garganta, mas não senti nenhuma dor. Só então a ficha começou a cair. Percebi que estava muito fraca e que algo muito sério havia acontecido comigo. Foi como se eu tivesse sido queimada de dentro para fora”, conta a brasileira ao The Sun.
Em 2011, Jaqueline foi operada pela primeira vez e, desde então, foi submetida a mais de 24 intervenções, incluindo transplantes de córnea, transplantes de membrana amniótica e transplantes de células estaminais.