Mulheres dedicam 9,6 horas por semana a mais do que os homens às atividades doméstica, diz IBGE

Mulheres dedicam 9,6 horas por semana a mais do que os homens às atividades doméstica, diz IBGE

Mulheres dedicaram 9,6 horas por semana a mais do que os homens às atividades domésticas em 2022, é o que apontam o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A diferença entre a quantidade de horas dedicadas por cada gênero ao cuidado da casa e das pessoas reduziu em relação a 2019, quando mulheres dedicavam 10,6 horas a mais do que os homens.

Mesmo com a redução em três anos, 92,1% das mulheres com 14 anos ou mais foram responsáveis pelo trabalho doméstico, 2022, contra 80,8% dos homens na mesma faixa etária. A participação masculina nos cuidados da casa é ainda menor na Região Nordeste, onde apenas 73,9% dos homens com 14 anos ou mais realizam atividades domésticas.

O levantamento do IBGE aponta que ainda há uma desigualdade entre as horas dedicadas à casa e às pessoas entre trabalhadores e trabalhadoras no Brasil. Os dados apontam que as mulheres ocupadas dedicaram, em média, 6,8 horas a mais do que os homens ocupados, em 2022.

Mais de 86% dos homens com graduação dedicaram-se ao trabalho doméstico, em 2022, contra 74,4% dos homens com menos instrução. Por outro lado, mulheres que se declaram negras tem a maior taxa de realização de trabalho doméstico se comparado com todos outros grupos, sendo 92,7%, enquanto 90,5% das mulheres brancas que se dedicam à atividade.

Mesmo com a diferença entre a taxa de mulheres brancas e negras que se dedicam à casa, essa porcentagem ainda é maior se comparado às taxas dos homens com mesma etnia: 80% dos homens brancos e 80,6% dos homens negros.

O cuidado de casa que ainda predomina a participação masculina é pequenos reparos na casa. Nessa atividade, 60,2% dos homens são responsáveis por fazer pequenos reparos ou manutenção do domicílio, do automóvel, de eletrodomésticos ou outros equipamentos, sendo que apenas 32,9% das mulheres realizam essas atividades.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp