Mulheres negras têm 46% mais chance de realizar um aborto, revela estudo

Mulheres negras têm 46% mais chance de realizar um aborto, revela estudo

Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), realizada em 2016, 2019 e 2021, revelou que a interrupção da gravidez é mais comum entre mulheres negras do que entre as que se declaram brancas. Os dados pertencem à Pesquisa Nacional de Aborto.

De acordo com o levantamento, a probabilidade de uma mulher negra fazer um aborto, em qualquer idade, é 46% maior do que uma branca. Isso significa que, a cada dez interrupções de mulheres brancas, 15 terão sido realizadas por aquelas que se declaram pretas ou pardas.

Ainda segundo o estudo, até os 40 anos, 1 a cada 5 mulheres negras (21%) terá feito ao menos um aborto. Já mulheres brancas, os dados são de 1 a cada 7 (15%). Ou seja, a probabilidade de que uma mulher negra até os 40 anos já tenha abordado é 38% maior do que brancas.

Criminalização

O estudo pontua que a criminalização de abortos, em certos casos, restringe o acesso das mulheres aos sistemas de saúde antes e depois do procedimento, dando temor a represálias e até mesmo a prisão. As mulheres pretas e pardas são as mais expostas aos riscos decorrente, podendo correr risco de morte após se submeter a um método considerado inseguro.

O resultado da pesquisa foi revelado ao público no momento em que a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, liberou o julgamento para discutir sobre a descriminalização da interrupção da gravidez durante o primeiro trimestre.

É utilizado como argumento o fato de que a criminalização viola direitos com dignidade da mulher, a cidadania, à vida, à igualdade, à liberdade, o direito de não ser torturada, o direito à saúde e ao planejamento familiar da mulher, previstos na Constituição de 1988.

Financiado pelo Anis: Instituto de Bioética, o levantamento entrevistou 4.241 mulheres e tem margem de erro em dois pontos percentuais. Foi utilizado a técnica da coleta de dados por meio de urna, em que a entrevistada preenche um formulário com questões sensíveis e o deposita em um recipiente fechado. A ideia é evitar eventuais constrangimentos e, com isso, a subestimação dos dados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos