De acordo com dados da Secretaria de Administração (Semad) de Goiânia, 68% dos cargos da prefeitura da capital são ocupados por mulheres. 52.895 servidores trabalham na prefeitura, sendo que 35.803 são mulheres (68%) e 17.092 são homens (32%).
A secretária municipal de Administração, Marcela Teixeira, ressalta que a ocupação dos cargos por mulheres na Prefeitura é um exemplo a ser seguido por outros lugares, seja em órgãos públicos ou iniciativa privada. “Aqui, as mulheres concorrem em igualdade de condições com os homens, tem as mesmas oportunidades, cargos e salários, algo que deveria acontecer sempre e acabam se destacando pelo trabalho e qualidade no atendimento à população”, destaca.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as mulheres ocupam 44% das vagas do mercado formal de trabalho no país em relação aos homens. Números mostram ainda que a remuneração em diversos lugares possui desigualdade de gênero, com as mulheres ganhando até 22% menos do que os homens para desempenhar funções similares.